A crise existente no Brasil afeta diversos setores da economia, impossibilitando algumas pessoas de realizar suas vontades, como a de começar ou permanecer na faculdade. Diante dessa situação surge a seguinte pergunta “Como vou pagar a faculdade?”. Para respondê-la na prática, vamos te dar algumas dicas!
A velha história do copo meio cheio ou meio vazio se aplica bem nessa situação. Num momento de crise, é possível ver a situação por duas perspectivas, a pessimista e a otimista. Utilizando apenas a perspectiva otimista, veja a situação como uma forma de trabalhar a criatividade e seu talento pessoal para conseguir alguma renda extra.
Conseguindo renda extra para poder pagar a faculdade
Há algumas alternativas para quem ainda não ingressou na faculdade, uma delas é a escolha de um ensino técnico. Para quem está com o orçamento apertado e ainda não consegue pagar uma faculdade, o ensino técnico é uma ótima alternativa. Com o ensino técnico, você pode se satisfazer de algumas formas. O estudo técnico oferece conhecimento muito valorizados pelo mercado de trabalho; baixo custo mensal se comparado a faculdade; duração de até três anos; grandes chances no mercado de trabalho após o fim do curso.
Também existem financiamentos
Outra opção muito viável é se sair bem no ENEM com uma boa nota na redação. Assim, caso seja egresso da escola pública ou bolsista em escola particular, você pode vir a ser contemplado com a bolsa do ProUni. As bolsas do ProUni podem ser totais ou parciais (50%) e isentam o aluno de pagar o valor respectivo da bolsa. Ou seja, você pode fazer faculdade DE GRAÇA!
Para aqueles que não são egressos da escola pública, há a opção de aderir ao FIES. Semelhante ao ProUni, o FIES financia uma parte da dívida do aluno para que ela seja paga ao fim do período de estudos.
Ainda não consegue pagar? Vejamos…
Se você não tem interesse no curso de tecnólogo e não se encaixa nos programas de bolsas e financiamentos, experimente trabalhar como freelancer, bastante gente paga a faculdade dessa forma. Para, isso você precisará desenvolver suas habilidade. Se gosta de escrever, é possível vender conteúdo para sites e blogs. Há trabalho também nas áreas design gráfico, fotografia, marketing, programação e muito mais.
Cuidados ao longo do curso
Quando a frase “Estou conseguindo pagar a faculdade” entrar no seu vocabulário, você deve tomar alguns cuidados. Lembre-se que o planejamento é essencial para que você possa atingir metas. Como dizem os consultores econômicos: nunca extrapole seu limite de arcar com contas. É preciso manter os pés no chão e ponderar o que vai influenciar mais na sua vida: um mês de atraso na mensalidade acarretando juros ou aquela saidinha cara no final de semana.