Você gosta de lidar com pessoas? Sente que pode fazer a diferença na vida profissional de alguém e até no sucesso da empresa? Então, o curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser a sua escolha de carreira!
Nessa graduação, você aprenderá tudo o que é necessário para fazer um gerenciamento competente deste setor.
E não faltarão boas alternativas de emprego e desenvolvimento. Saiba quais são os principais pontos da graduação de Gestão de Recursos Humanos!
O que é a Gestão de Recursos Humanos?
A maior função de um gestor de Recursos Humanos é “fazer a ponte” entre os colaboradores e a empresa. Não se trata apenas de gerenciar pessoas: há, também, objetivos estratégicos, desafios, dificuldades e assim por diante.
É por isso que a atividade está entre as mais importantes para o sucesso empresarial. Quanta responsabilidade, hein?
Mercado de trabalho
Quem se forma nessa graduação pode atuar em pequenas, médias e grandes empresas de ramos diversos.
Como praticamente todos os negócios dependem de pessoas, o RH é essencial em muitas situações.
Em relação às atividades desempenhadas, você terá a chance de ocupar vários cargos (e responsabilidades). Entre os principais, estão:
- Analista de Recrutamento e Seleção;
- Analista de Treinamento e Solução;
- Gestor de Recursos Humanos;
- Diretor-Geral de Recursos Humanos;
- Consultor Particular de Recursos Humanos; e assim por diante.
Perfil do estudante
Conhecer essa graduação também significa entender qual é o perfil de quem atua na área.
Assim, você pode ter uma ideia clara para tomar uma boa decisão e definir se essa é a alternativa ideal para os seus objetivos. Veja quais são as mais importantes!
Boa comunicação
Na hora de dar feedbacks, delegar tarefas e obter informações, é essencial saber se comunicar bem.
Inclusive, essa é uma habilidade indispensável tanto na oratória quanto na escrita.
Organização
O dia a dia de um profissional de RH é repleto de demandas, prazos e urgências. Você tem que caprichar na organização para dar conta de tudo e conseguir os melhores resultados!
Empatia
Não se esqueça de que, na Gestão de Recursos Humanos, será preciso lidar com pessoas o tempo todo. Por isso, é fundamental ser empático para compreender o outro e reconhecer as necessidades!
Equilíbrio emocional
O cotidiano nem sempre é fácil — na faculdade e no dia a dia.
É preciso ter um bom equilíbrio de emoções, pois somente dessa forma o futuro profissional de RH vai se manter resiliente e capaz de superar as adversidades.
Jogo de cintura
O gestor de Recursos Humanos, muitas vezes, tem que tomar decisões difíceis e até resolver conflitos. Quanto mais jogo de cintura você tiver para lidar com as situações, melhor será seu desempenho.
Trabalho em equipe
O RH está sempre em contato com outras equipes, gestores e profissionais. O objetivo é um só: levar a empresa ao sucesso e é por isso que é essencial conseguir trabalhar — muito bem! — em equipe.
Como funciona o curso de Gestão de Recursos Humanos em Juazeiro do Norte?
O curso de Gestão de Recursos Humanos forma profissionais totalmente capacitados para atuarem nesse setor. A sua modalidade é diferente e, por isso, apresenta características únicas.
Veja quais são os pontos principais!
Modalidade
Para atuar na área de Gestão de Recursos Humanos, o comum é que o curso superior seja do tipo tecnológico.
Essa é uma modalidade mais rápida e devidamente reconhecida pelo mercado de trabalho.
O seu diploma terá o mesmo peso que o documento de uma graduação “tradicional”.
Então, quem se forma na área pode buscar as vagas com a certeza de que preenche o requisito de formação acadêmica. Legal, né?
Duração
Por ser do tipo tecnológico, esse curso tem uma duração menor. No geral, você vai precisar de 5 semestres ou 2 anos e meio para obter o seu diploma e começar a atuar no mercado.
Essa é uma excelente alternativa para quem não deseja ou não pode esperar tanto.
Apesar de levar metade do tempo de outras graduações, é uma opção completa e que garante toda a capacitação necessária.
Veja algumas das disciplinas mais importantes do curso de Gestão de Recursos Humanos
Para conseguir uma formação sólida, você precisará estudar alguns conceitos e práticas essenciais. A seguir, mostramos algumas das matérias de destaque.
Confira!
Gestão de Cargos, Salários e Sistemas de Benefícios
Já parou para pensar no que motiva os colaboradores?
Entre os principais fatores, está a remuneração. Afinal, o salário chama a atenção de muitos profissionais e é um dos responsáveis por manter as pessoas satisfeitas.
Como gestor de RH, você terá que elaborar um plano de cargos e salários, com remunerações consistentes às obrigações.
Além de ensinar tais pontos, essa disciplina fala dos sistemas de benefícios. Os diferentes vales e adicionais podem servir como diferenciais, mas devem ser planejados corretamente.
Gestão de Pessoas
Quando falamos na Gestão de Recursos Humanos, é impossível não citar o papel do gerenciamento das pessoas.
Afinal, os colaboradores estão entre os principais responsáveis pelos resultados.
Nessa disciplina, você aprenderá os fundamentos dessa gestão, a sua evolução e quais são as melhores técnicas. O aluno também descobrirá como acertar, desde o recrutamento até a retenção dos talentos dentro do negócio.
Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças
Os líderes desempenham um papel muito importante em qualquer empresa, já que motivam e conduzem o time ao sucesso. O problema é que contratar líderes prontos nem sempre é a melhor alternativa — especialmente, quando pessoas têm as habilidades certas.
Essa disciplina trata exatamente disso e mostra como você deverá auxiliar no desenvolvimento de lideranças. Com um plano de treinamentos, acompanhamento dos resultados e foco nas capacidades necessárias, é possível levar o negócio mais longe!
Gestão de Carreiras e Avaliação de Desempenho
Desenvolver os conhecimentos e as habilidades certas faz diferença para que as pessoas tenham uma performance ainda melhor. Ao se formar em Gestão de Recursos Humanos, cuidar disso será uma das suas responsabilidades.
A matéria voltada para a gestão de carreiras mostra os tipos de avaliação de desempenho e como colocar cada um em prática.
Além disso, demonstra como usar os resultados e como fazer com que cada pessoa possa trilhar um caminho de sucesso profissional.
Planejamento Estratégico em Recursos Humanos
Por mais que o setor seja importante, não podemos negar que os recursos de RH são limitados. Não há como fazer tudo de uma vez, então é preciso priorizar e criar um bom plano de ação para otimizar o desempenho.
Com essa disciplina, você vai aprender a criar um plano estratégico e que seja capaz de garantir os melhores resultados.
O curso de Gestão de Recursos Humanos permite que atue de forma estratégica e qualificada nesta área tão importante para os negócios.
Com a escolha de um bom curso, não faltarão oportunidades para a sua profissão!
Como estamos falando do mercado de trabalho, aproveite para conhecer quais são as tendências de carreira para a próxima década!