Vamos falar sobre empregabilidade? Esse é um assunto que preocupa muitos recém-formados. Em especial, porque o mercado de trabalho passa por constantes mudanças em todas as áreas de atuação.
A empregabilidade, profissões e novas tecnologias se tornaram grandes aliadas nos últimos anos. E esse é um fator que influencia, e muito, os índices de emprego. Então, é importante ficar de olho em mudanças e novas demandas para o futuro. Continue a leitura e saiba mais!
Como a tecnologia afeta a empregabilidade?
Sem tecnologia, os pilares da empregabilidade não podem mais ser sustentados. Simples assim! Hoje, dominar novas ferramentas e recursos tecnológicos é uma exigência para praticamente qualquer profissão.
Esse é um item observado em currículo e inserido na grade curricular dos cursos de graduação das melhores universidades do país. Se você observar, várias profissões do passado nem existem mais, justamente porque suas funções foram substituídas pelo trabalho de máquinas.
E, daqui para frente, a tendência é que isso continue a acontecer. Se a tecnologia tem como objetivo otimizar processos, projetos e linhas de produção, por que investir em mão de obra pesada?
Em contrapartida, a tecnologia precisa da supervisão humana. Por mais que um relatório seja emitido de maneira automática, somente o olhar de um especialista permite uma análise aprofundada do negócio.
Ainda que uma função seja executada por meio de automação, o conhecimento humano foi necessário para desenvolver o programa. Com isso, dominar conhecimentos relacionados à tecnologia é o que trará mais chances para você em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Como profissões e novas tecnologias caminham a um mesmo passo, diferentes funções começaram a ser inseridas no mercado de trabalho. Algumas nem mesmo existiam há uma década.
Algumas profissões também precisaram se reinventar. Com a pandemia da Covid-19, os professores, por exemplo, precisaram adotar novas tecnologias para fazer o ensino remoto funcionar. A internet contribui bastante para essa adaptação, por oferecer uma série de ferramentas e plataformas de fácil acesso para os alunos e de uso intuitivo para os professores.
Empregabilidade, profissões e novas tecnologias e suas vantagens no mercado de trabalho
Para entender como alta empregabilidade, profissões e novas tecnologias se relacionam, vale a pena pensar a respeito das vantagens do avanço tecnológico no mercado de trabalho. Aqui estão algumas delas!
Redução de custos
Não há como negar: a redução de custos é mesmo uma das principais vantagens trazidas pela tecnologia para o mercado de trabalho. Com a ajuda da internet e das máquinas, muitos desperdícios e prejuízos são poupados.
É possível moldar processos de acordo com necessidades específicas e reduzir longas jornadas de execução. Sem dizer que os resultados são muito mais assertivos.
Economia de tempo
A economia de tempo também é uma consequência da presença da tecnologia no mercado de trabalho. Hoje, as entregas são feitas muito mais rápido, e com igual qualidade, se não melhor.
Os esforços humanos podem ser concentrados em funções mais estratégicas, enquanto a automação toma conta de processos operacionais. Assim, as empresas crescem mais e conseguem se destacar por seus diferenciais em meio à concorrência.
Mais produtividade
Com a melhoria dos processos, as equipes se tornam muito mais produtivas. O uso de tecnologia permite que falhas sejam identificadas com mais agilidade e corrigidas o quanto antes, para que não afetem a produção final.
O colaborador ainda consegue fazer mais em menos tempo. Não é à toa que muitas empresas estão investindo em formatos como home office e cargas horárias flexíveis. Esse fator também impulsiona a produtividade visto que as atividades não ficam mais retidas por um longo período.
Busca por conhecimento
Para acompanhar as tendências tecnológicas e não se sobrecarregar com novas ferramentas, os profissionais precisam continuar a busca por conhecimento. Sendo assim, a era digital serve como um incentivo para sempre aprender mais.
Estudar, ler, praticar e aprimorar habilidades é o que mantém a qualidade do trabalho, mesmo que ele seja diretamente impactado pela tecnologia. Nesse sentido, pode-se dizer que os profissionais estão cada vez mais motivados, interessados e envolvidos com suas funções.
Quais os desafios e oportunidades das profissões no século 21 diante dos avanços tecnológicos?
É importante lembrar que, com o domínio da tecnologia, vivemos em uma era com excesso de dados e informação. Tudo se atualiza muito rapidamente, assim como se transforma.
Muitas vezes, nem mesmo temos tempo suficiente para absorver uma informação. No dia seguinte, ela já se tornou obsoleta.
As pessoas estão mais exigentes e imediatistas, e esse comportamento cria senso de urgência nas empresas. Que, por sua vez, buscam profissionais preparados para lidar com tantas demandas. Ou seja, esse contexto é desafiador para todas as partes: empregados e empregadores.
No entanto, é possível dizer que, sim, há uma forma de alinhar todas essas transformações. O profissional do século 21 precisa saber refinar dados, produzir conhecimento de valor, perceber significados, e, com os resultados em mãos, propor ações eficientes.
Assim, as possibilidades serão ampliadas para quem trabalha e para quem contrata. A boa notícia é que as instituições de ensino superior começam a oferecer respaldo para formar especialistas à altura dessa evolução.
Portanto, procure estudar em uma faculdade de qualidade, e que tenha cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, lecionados por professores renomados e com uma grade curricular completa. Sua formação auxilia não apenas na empregabilidade, mas também te mantém por dentro de novas profissões e novas tecnologias.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Se sim, não pare por aqui! Aproveite para descobrir as 5 características do profissional do futuro e o que você precisa fazer para desenvolvê-las.