O curso de Direito é um dos mais tradicionais e reconhecidos do país.
Com diversas áreas de atuação e bons salários, o setor atrai milhares de estudantes e profissionais em busca de uma carreira de sucesso.
Se você pretende fazer Direito e não sabe qual área seguir, esse post é para você!
Continue a leitura e conheça as áreas do Direito que estão em evidência no mercado.
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Conheça as áreas do Direito que estão em alta no mercado de trabalho
Apesar de ser um dos cursos mais antigos e tradicionais do país, as áreas do Direito estão em constante evolução.
Com as mudanças na legislação e diferentes demandas da sociedade, o Direito precisa acompanhar as novas dinâmicas sociais e se reinventar constantemente.
Por isso, o profissional formado na área conta com novas e diversas possibilidades de carreira e atuação. Tanto no setor público quanto no setor privado.
Existem oportunidades para todos os gostos e perfis. Siga com a gente e saiba mais!
Setor privado: 8 áreas do Direito em evidência no mercado
Os profissionais do Direito que desejam atuar no setor privado podem trabalhar para diferentes organizações privadas.
A seguir, conheça as principais áreas nesse segmento.
1. Direito Digital
O Direito Digital é um dos novos ramos do Direito em crescimento no mercado.
Desde a aprovação do Marco Civil da Internet, em 2013, a regulamentação da vida digital se tornou uma questão de necessidade, gerando novos cargos e demandas.
O profissional do Direito Digital se dedica à regulamentação da vida digital. Ou seja, ele é responsável pelas questões jurídicas relacionadas à internet, seus usuários e provedores. Também trabalha com ações relacionadas a e-commerce, banco de dados e proteção das informações pessoais.
2. Direito Civil
O Direito Civil é uma das áreas mais amplas do Direito.
Seus profissionais são responsáveis por garantir diferentes interesses individuais dos cidadãos, relacionados a bens, questões familiares e outras instâncias. Por exemplo, pode atuar em situações de divórcio e divisões de herança, por exemplo.
3. Direito Ambiental
Essa é outra área em evidência no mercado.
Os profissionais do Direito Ambiental se dedicam ao acompanhamento de processos de licenciamento e infrações ambientais. Também podem atuar em processos judiciais civis e criminais relacionados ao meio ambiente.
Quem se especializa na área pode trabalhar em Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas privadas, garantindo o cumprimento das leis de responsabilidade com o meio ambiente.
4. Direito Empresarial
Como o próprio nome sugere, o Direito Empresarial se dedica aos interesses de empresários e instituições privadas.
Os profissionais da área podem atuar na assistência jurídica para diversos processos empresariais.
Podem realizar a abertura e o fechamento de empresas, a elaboração de contratos e estatutos, o registro de marcas e patentes, em processos de falência e recuperação de empresas.
5. Direito do Consumidor
O Direito do Consumidor cuida das relações jurídicas entre quem fornece produtos e serviços e os seus consumidores.
Com base no Código de Defesa do Consumidor, os profissionais garantem os direitos dos cidadãos. Podem oferecer assistência jurídica tanto aos consumidores, que se sentem lesados em relação à uma compra, quanto às empresas.
6. Direito Penal
O Direito Penal é uma das áreas mais tradicionais do Direito.
Seus profissionais atuam nos processos jurídicos relacionados a crimes e fraudes. Eles se dedicam à assistência e preparação de defesas e acusações de pessoas físicas e jurídicas.
7. Direito Trabalhista
Os profissionais do Direito trabalhista atuam na garantia dos direitos dos trabalhadores.
Eles oferecem assistência jurídica a servidores, funcionários e empregadores que se sentem lesados no trabalho. Além disso, o advogado trabalhista atua em processos relacionados à previdência social e questões sindicais.
8. Direito Tributário
O Direito Tributário é a área que trabalha com impostos e tributos.
Os profissionais do setor são responsáveis pelo planejamento tributário de empresas e processos de execução fiscal. Também podem fazer o acompanhamento de burocracias diversas relacionadas aos tributos.
A complexidade burocrática dos processos tributários no Brasil faz com que os profissionais da área sejam muito requisitados.
Setor público: 3 áreas do Direito para quem quer prestar concurso
Como já falamos anteriormente, o profissional formado em Direito também pode fazer carreira no setor público.
É possível encontrar boas oportunidades em órgãos Municipais, Estaduais e Federais. Mas para isso, é preciso muita dedicação para passar no concurso.
Confira a seguir as principais áreas de atuação no setor.
1. Promotoria
A promotoria é um setor do Ministério Público responsável por defender os interesses da sociedade e do Estado.
Seus profissionais atuam na fiscalização de irregularidades e no cumprimento de leis, por meio de ações junto ao juiz.
2. Defensoria pública
A defensoria pública atua na defesa de cidadãos que não têm condições de pagar um profissional especializado, ou arcar com os custos de um processo.
O profissional oferece toda a assistência e acompanhamento jurídico aos seus clientes, além de atuar também como procurador.
3. Magistratura
A magistratura está entre as áreas do Direito mais desejadas pelos estudantes.
Os profissionais da área, também conhecidos como juízes, são responsáveis pelo acompanhamento e interpretação de processos judiciais, condução de audiências e julgamentos. Assim como também podem delegar funções e processos administrativos.
Os juízes podem atuar em nível Federal ou Estadual.
A importância da qualificação para uma carreira profissional de sucesso
Como você pode perceber, no Direito existem áreas de atuação para todos os gostos e perfis. Independentemente de qual será a sua escolha, a qualificação profissional é fundamental para todas elas.
Em um mercado de trabalho cada dia mais concorrido, o curso superior é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso. Depois disso, é hora de cumprir os pré-requisitos para atuar na profissão e correr atrás de especializações.
Pré-requisitos para atuar no Direito: OAB
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade mais conhecida como OAB, é obrigatório para os profissionais de Direito que queiram atuar legalmente na área.
Mas, para realizar o exame, é preciso ter o diploma da graduação.
Gostou do texto?
Existem diferentes áreas do Direito que podem ser promissoras para quem deseja entrar nesse mercado de trabalho.
Lembre-se: as oportunidades são muitas, e a concorrência também é! Por isso, invista em uma boa qualificação, dedique-se aos estudos e construa uma carreira profissional de sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Saiba mais sobre o curso de Direito!