Mesmo as profissões mais tradicionais passam por mudanças e evoluções. E não seria diferente no caso da carreira jurídica.
Hoje os advogados encontram muito mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho, sabia?
Isso tem a ver com as constantes transformações digitais que têm impactado as relações entre pessoas, empresas, instituições e governos.
Se quiser se tornar um profissional de sucesso, você precisa ficar de olho nas novidades da área e conhecer os caminhos possíveis.
Portanto, continue com a gente!
Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
Fique por dentro das tendências do Direito e tenha uma carreira jurídica de sucesso
Veja quais são as áreas do Direito que têm apresentado novas perspectivas para os profissionais do futuro:
1. Direito digital
Hoje fica fácil enxergar a revolução que a internet fez na vida de pessoas do mundo inteiro. O problema é que, junto das facilidades, chegaram também os problemas ligados à proteção de dados e crimes cibernéticos.
É para tentar resolver esse tipo de problema que o Direito digital surgiu.
Afinal, a sociedade precisa de advogados especializados em questões jurídicas do universo cibernético.
Além de entender muito bem como a internet funciona, esses profissionais precisam saber aplicar as leis que garantem os direitos das pessoas.
No Brasil, a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) só aconteceu recentemente. Com isso, a procura por advogados preparados e com repertório na área deve aumentar bastante nos próximos anos.
2. Legal copywriting
Outra tendência na carreira jurídica é o trabalho com legal copywriting, um termo que ainda é pouco conhecido. Também é chamado por alguns de “marketing jurídico”.
Mas, afinal, de que tipo de trabalho estamos falando?
Basicamente, o advogado escreve conteúdos sobre advocacia para o mercado, com o objetivo de compartilhar conhecimento com outras pessoas.
Ou seja, é uma forma diferente de atuação no meio jurídico. Mais do que servir para conquistar clientes, a ideia é levar informação jurídica relevante e confiável para diferentes públicos.
3. Análise de dados jurídicos
Assim como em outras áreas, a análise de um grande volume de dados ganhou força e um caráter estratégico no Direito.
Com a ajuda das máquinas e sistemas de inteligência artificial, os advogados podem prever os resultados de seus processos por meio dos dados de casos parecidos.
Dessa forma, conseguem se preparar melhor para resolver conflitos, prever a decisão do juiz ou a duração do processo, por exemplo.
Portanto, o que eles fazem é usar modelos estatísticos para tentar identificar padrões e escolher as melhores estratégias.
Entretanto, é importante dizer aqui que, para encontrar informações valiosas em meio a uma quantidade enorme de dados, os profissionais precisam ter habilidades específicas.
4. Lawtechs
Já ouviu falar nas lawtechs? Elas nada mais são do que startups jurídicas. Ou seja, empresas que investem em tecnologia para resolver questões legais.
Para tornar o trabalho mais eficiente e ágil, as lawtechs apostam em ferramentas de análise de dados, inteligência artificial, machine learning, entre outros recursos.
Embora seja uma novidade na carreira jurídica, saiba que esse é um caminho sem volta.
Isso porque, graças a essas ferramentas, os advogados agora têm mais tempo para se dedicar aos trabalhos intelectuais, em vez de se ocupar com tarefas repetitivas.
Quais habilidades ajudam um advogado a se dar bem na carreira jurídica?
Como você viu, quem faz Direito pode trabalhar com muitas coisas diferentes. Porém, pensando nas necessidades do mundo atual, os advogados precisam de habilidades que vão além da boa escrita e oratória.
Veja quais são elas:
Saber negociar e resolver conflitos dentro dos limites da lei
O que os advogados mais fazem é buscar soluções para conflitos, de todos os tipos possíveis.
Por isso, precisam dominar a arte da negociação para resolver as disputas de acordo com as leis, o que também envolve saber ouvir o outro lado.
Acompanhar as inovações tecnológicas
Levando em conta as tendências do Direito, entender o que está rolando no mundo da tecnologia é fundamental. Afinal, ela oferece ferramentas bem úteis para otimizar o trabalho dos profissionais.
Sendo assim, se você souber como usá-las, pode ter certeza de que vai estar um passo à frente dos demais.
Ter facilidade para se relacionar com diferentes perfis de pessoas
Por terem que lidar com questões cada vez mais complexas, os advogados precisam trabalhar de forma colaborativa. Ou seja, em parceria com os colegas para dividir tarefas e buscar as melhores soluções.
Nesse sentido, os profissionais que se dão bem com as pessoas têm maiores chances de se destacar.
Oferecer serviços jurídicos personalizados de acordo com as necessidades do cliente
Com parte das tarefas automatizadas, os advogados podem dar mais atenção para os seus clientes. Ao olhar com mais empatia para as necessidades das pessoas, é possível oferecer serviços personalizados.
Afinal, existem diferentes formas de resolver um conflito. E os melhores profissionais são aqueles capazes de encontrar o caminho mais adequado para cada caso.
Lifelong learning: a solução para você acompanhar as constantes transformações da profissão
Fazer um bom curso de Direito deve ser o seu ponto de partida. É um passo fundamental na formação de todo profissional.
Mas não pense que o seu investimento em qualificação para por aí.
Para acompanhar o ritmo das transformações na área, você deve apostar no lifelong learning, também chamado de educação continuada.
É sobre nunca parar de estudar, buscar se atualizar com frequência e ir sempre além. É estar em um processo constante de aprendizagem, o que é fundamental para ter sucesso na carreira jurídica.
Sendo assim, mesmo depois de começar a atuar no mercado, nunca deixe os estudos de lado. A faculdade vai servir de base para você fazer uma pós-graduação, cursos de extensão e ficar em dia com as novas práticas da área.
Dê o primeiro passo na sua carreira jurídica!
E aí, ficou ainda mais animado com a ideia de trabalhar nessas novas áreas de atuação do Direito?
Agora que você sabe quais são as possibilidades e também as habilidades que fazem parte do perfil dos melhores profissionais, a única coisa que falta é dar o pontapé inicial.
Por que não aproveitar para saber mais sobre o curso e a profissão? Baixe o material gratuito que traz detalhes sobre áreas, o mercado de trabalho e outras curiosidades.