Ter uma carreira no Direito continua sendo o sonho da grande maioria que sai do ensino médio e começa a buscar por instituições de ensino que ofereçam cursos superiores.
Entre as características que atraem cada vez mais interessados estão a excelência e a tradição do curso, além das diversas oportunidades de construir uma carreira após a formação.
No primeiro semestre de 2022, cursos como Direito e Administração continuaram sendo os mais procurados pelos estudantes, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights.
Continue conosco e conheça 7 motivos para ter uma carreira no Direito. E já vamos dar um spoiler: a chance de você se surpreender e querer fazer a matrícula ainda hoje é grande.
Boa leitura!
7 motivos para ter uma carreira no Direito
Você deve estar se perguntando: “Quem faz Direito pode ser o quê?”. Pois saiba que, além de ser um dos mais tradicionais cursos do Brasil, o Direito é um dos que oferece maior número de possibilidades de atuação.
Vamos conhecer 7 motivos que vão fazer você ter certeza sobre a carreira no Direito:
1. A carreira no Direito permite diversas formas de atuação
Esta é uma das grandes vantagens de ter uma carreira no Direito: você pode atuar de diferentes formas e até mesmo conciliar mais de um emprego, se este for o seu desejo. O profissional formado em Direito pode trabalhar como:
- delegado de Polícia Civil ou Federal;
- analista em tribunais;
- promotor de justiça;
- defensor público;
- desembargador;
- juiz de Direito;
- procurador.
Além das formas citadas, o profissional formado em Direito pode trabalhar com carteira assinada em empresas, tabelionatos e por aí vai. A docência também é uma área que pode ser explorada pelo profissional formado.
No caso de optar pela advocacia, é preciso escolher, ainda, uma área de atuação. Entre as áreas do Direito mais tradicionais, encontramos o:
- Direito do Consumidor;
- Direito Empresarial;
- Direito Trabalhista;
- Direito Contratual;
- Direito Ambiental;
- Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Civil.
2. Depois de se formar em Direito, é possível participar de diversos concursos públicos
A formação em Direito também possibilita que os alunos egressos realizem as provas de concursos públicos específicos para esta área. Assim, é possível tentar cargos como de juiz, promotor, delegado e outros.
3. As remunerações na área do Direito são diversas e muito atrativas
Nada melhor do que ter uma carreira no Direito e ainda receber uma boa remuneração. Este é outro motivo que faz com que as pessoas optem por este curso.
Um advogado que atua no ramo do Direito Civil ganha, em média, R$ 5.100 para trabalhar 40 horas semanais. Já os profissionais que optam pelo Direito Público recebem um pouco mais, cerca de R$ 5.860, pelas mesmas 40 horas, conforme o site Salário.
4. O mercado de trabalho na área é vasto e sempre tem vagas
Pode ter certeza: o mercado de trabalho está sempre à procura de bons profissionais formados em Direito. O número de estudantes que terminam a graduação é bastante alto em todos os semestres. Mas, mesmo assim, sempre faltam trabalhadores para atuar na área.
Além disso, é preciso ter em mente que, conforme a sociedade cresce e evolui, mais profissionais serão necessários.
5. É possível fazer carreira no Direito trabalhando por conta própria
Entre as diversas áreas de trabalho, ser autônomo também é uma opção para fazer carreira no Direito. Você pode se formar, prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e abrir o seu próprio escritório.
6. A área do Direito tem relação com diversas outras profissões
O Direito é uma área que se relaciona muito bem com diversas outras. Inclusive, têm até algumas matérias em comum.
Se depois de formado em Direito você decidir cursar Ciências Contábeis, por exemplo, pode ser mais fácil de fazer uma segunda graduação.
7. Estudar Direito traz conhecimento sobre leis, seus direitos e deveres na sociedade
Além da carreira no Direito, o curso irá proporcionar a você um conhecimento grande sobre as leis e, consequentemente, seus direitos e deveres na sociedade.
Mesmo que você opte por não atuar na área depois de formado, o conhecimento que você adquiriu nos bancos acadêmicos é para sempre. Nenhuma situação envolvendo leis vai deixar você de saia justa.
Quer ter uma carreira no Direito? Escolha a Unileão para fazer ensino superior
Na Unileão você encontra a graduação em Direito e ferramentas importantes que vão contribuir para o seu aprendizado, como o Núcleo de Prática Jurídica. No local, os estudantes têm a oportunidade de atender pessoas que recebem auxílio da Defensoria Pública do Ceará.
Assim, enquanto estudam, os alunos já podem elaborar petições e encaminhá-las aos defensores para que estes assinem e acompanhem as ações. É a teoria e prática juntas no ensino.
A graduação em Direito da Unileão garantiu o conceito máximo no Ministério da Educação e é nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Importante ressaltar, ainda, que a instituição de ensino tem o maior índice de aprovação na OAB da região.
Nosso curso também possui uma importante certificação, o selo OAB recomenda. Dos dois mil cursos de direito, espalhados pelo Brasil, menos de 100 instituições privadas receberam e/ou possuem essa premiação. O que também confirma a qualidade do nosso curso.
Saiba mais sobre o curso de Direito da Unileão, em Juazeiro do Norte
E então, gostou dos 7 motivos apresentados para ter uma carreira no Direito? Já conseguiu formular uma opinião sobre o curso? Lembre-se sempre: o seu futuro é construído a partir das decisões que você toma hoje.
Venha estudar conosco! Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais, acesse o site da Unileão.