Levantar cedo, trabalhar o dia todo, enfrentar o trânsito cheio, chegar na faculdade, realizar todas as atividades com qualidade, voltar para casa, descansar poucas horas até tudo começar de novo no dia seguinte. Ufa! Definitivamente não é uma rotina fácil, mas uma coisa é certa: tanto esforço é recompensador.

Conciliar estudo e trabalho consome bastante tempo e energia, mas com as dicas certas, sua rotina não será tão pesada e os resultados poderão ainda ser produtivos. 

Então, se você quer aprender a driblar os obstáculos e dar conta do recado, dá só uma olhada nas dicas que separamos para você!

e-book 10 técnicas estudo melhorar o aprendizado

1. Os desafios de trabalhar e estudar

A jornada dupla entre profissão e vida acadêmica não é nada fácil. Essas são duas partes fundamentais para a sua realidade e que exigem muita dedicação. Por isso, é super natural sentir as dificuldades dessa rotina.

Para se preparar para essa situação, o melhor é conhecer os desafios de conciliar estudo e trabalho. E desde já você deve entender: por mais difícil que seja, esse esforço valerá muito a pena no futuro. Lembre-se disso!

Seja muito bem organizado

Tanto o emprego quanto os estudos têm um ponto em comum: a necessidade de cumprir várias tarefas em pouco tempo. Na faculdade, é preciso entregar atividades, realizar provas, manter boa frequência… No trabalho, há projetos, reuniões, treinamentos… É muita coisa!

Um dos desafios é manter tudo em dia. E para que isso aconteça você precisa ter controle sobre suas obrigações. Fique ligado no que acontecerá na semana, quais atividades são para cada dia e como estão seus prazos. Assim, você não perde nada e consegue lidar com tudo sem deixar nada para trás.

Vencer o cansaço

Outro ponto que merece atenção é o cansaço. Unir estudo e trabalho, para muita gente, significa trabalhar de manhã até o fim da tarde e, então, seguir para a faculdade. Com a última aula à noite, a chegada em casa acontece bem tarde.

Há, ainda, as obrigações no lar e a necessidade de dar atenção para a família — e tudo isso sem contar o tempo gasto em ônibus. A dica aqui é você priorizar as coisas: aproveitar os finais de semana para sair com os amigos e espairecer é importante, mas tenha em mente que são nesses dois únicos dias que você pode descansar e repor as energias para começar a semana pronto para o que der e vier.

conciliar-estudo-e-trabalho

Encaixar a vida pessoal

E já que falamos sobre sair e relaxar, também não podemos ignorar o desafio que é ser profissional, estudante e alguém que desempenha outros papéis. Filho/filha, irmão/irmã, namorado/namorada, amigo/amiga… Todas essas funções parecem se acumular sem que haja tempo para ser você mesmo.

No começo, pode parecer impossível encontrar um espacinho no meio de tanta obrigação. Porém, se puder caprichar nas decisões, vai conseguir driblar o obstáculo. Faça suas responsabilidades e tente não comprometer sua vida pessoal.

2. Os benefícios de trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Tudo bem, conciliar estudo e trabalho não é a tarefa mais fácil do mundo, mas é muito recompensadora! Além de gerar satisfação e um senso de vitória, traz vários outros benefícios.

Veja só:

Desenvolvimento de habilidades

O trabalho ensina. Os estudos, também. Então, juntar os dois é uma ótima forma de desenvolver novas habilidades. Você descobrirá, por exemplo, como realizar uma gestão de tempo melhor ou concluir certas tarefas com menos dificuldade.

Também vai aprender a ser pontual, responsável e comprometido com o que se propõe a fazer. Tudo isso — e muito mais — ajuda a construir o perfil profissional ideal para o mercado de trabalho.

Crescimento profissional

Quem tem que lidar com uma rotina como essa, encara desafios, mas também conquista diferenciais que o dinheiro não pode comprar. Pensa só: diante de um imprevisto, você se torna mais flexível. Se algo der errado, fica resiliente. Se uma urgência aparece, a produtividade aumenta. Tudo isso ajuda a crescer pessoal e profissionalmente.

O sucesso profissional também é obtido por causa da experiência. Ao trabalhar enquanto estuda, você poderá juntar tempo de mercado. Dessa forma, na hora de procurar emprego, após a formatura, terá mais chances que os outros.

Equilíbrio financeiro

Além de tudo, juntar estudo e trabalho é um jeito de fortalecer a sua vida financeira. Afinal, com essa prática, o salário pode ser usado para pagar as mensalidades da faculdade. Se conseguir uma bolsa ou financiamento será ainda mais fácil dar conta disso.

Também é um jeito de pagar suas necessidades diárias (como transporte e alimentação), ajudar em casa e comprar algumas coisas que você deseja. Assim, seus esforços não são vistos apenas como dificuldades.

conciliar-estudo-e-trabalho

3. As 3 dicas para conciliar estudo e trabalho

Pode parecer difícil, mas conciliar estudo e trabalho é uma realidade que não precisa ser sinônimo de “abrir mão da sua qualidade de vida”. Com organização, planejamento e muita dedicação, dá para conquistar seus objetivos.

Veja o que fazer para unir essas duas áreas do cotidiano e deixe a sua rotina muito mais otimizada!

Termine e comece o dia mais cedo

Quem faz essa jornada dupla, normalmente, só chega em casa à noite. Para muitos, é sinônimo de dar início às tarefas do lar e até de estudar. O resultado? Um descanso que só começa quase na madrugada. Mas por que não fazer diferente?

Em vez disso, durma e acorde mais cedo. Grandes profissionais de sucesso colocam o despertador para as 5 da manhã. Nesse período, você não vai encarar trânsito ao sair de casa e ainda ganha tempo para estudar antes de chegar ao trabalho, por exemplo. É um ótimo jeito de render mais e se cansar menos.

Defina as suas prioridades

Nem sempre dá para fazer todas as coisas — e tá tudo bem com isso. A dica-chave está em definir prioridades e executar o que for essencial àquele momento. Faça uma lista de tarefas, coloque os prazos e veja o que vence primeiro.

Agindo assim você descobrirá o que merece sua atenção imediata e o que ainda está com prazo para conclusão. No lugar de realizar tudo de uma vez, dá para manter um ritmo melhor, sem deixar nada para trás.

Não se esqueça de você no processo

Ao juntar essas duas atividades é comum se esquecer de você no processo. Tem gente que deixa de ver os amigos, de dormir, comer bem e até de ficar com a família. Para não prejudicar a sua qualidade de vida, isso não pode acontecer.

Reserve alguns minutinhos do dia ou mesmo parte do final de semana para si. Tenha momentos de lazer e relaxe sempre que puder. Com menos estresse e mais leveza, sua vida será melhor!

Conciliar estudo e trabalho é essencial para ter uma vida saudável, feliz e de sucesso. Use essas dicas e você conseguirá ter um desempenho maior em seu dia a dia!

Para manter a sua rotina organizada, baixe o planejador de estudos Unileão. É gratuito e vai ajudar o seu cotidiano!

 

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.