Você sabia que a carreira de advogado é uma das mais procuradas para quem está iniciando a vida profissional? Separamos algumas informações valiosas sobre o dia do advogado, data que celebra a competência e dedicação desses profissionais.
Os jovens optam por essa profissão de sucesso, a começar pela escolha do curso na graduação. Se você está considerando cursar Direito, então está no lugar certo. Venha saber mais sobre essa data comemorativa!
Como surgiu o dia do advogado?
Antes de começar a falar sobre o dia do advogado, precisamos fazer um rápido esclarecimento sobre essa data. Essa comemoração é feita no dia 11 de agosto para comemorar a dedicação dos profissionais que seguem a carreira de advocacia.
Por outro lado, muitas pessoas confundem esse dia com outra celebração importante.
Estamos falando do dia do padroeiro dos advogados, também conhecido como Santo Ivo, que ocorre em 19 de maio. Ou seja, são duas datas totalmente distintas utilizadas em celebrações similares, mas não são iguais.
Ambos os dias são comemorados todos os anos pelos advogados.
Neste texto, vamos dar ênfase à comemoração do dia do profissional de advocacia, além de sua importância para a sociedade. Vale lembrar que essa ocasião é considerada tradição em todo o país.
A história do dia do advogado
Tudo começou no Primeiro Império no Brasil, período que durou entre 1822 e 1831. Essa foi a época em que Dom Pedro I tinha o desejo de que o país tivesse suas leis.
Considerando que a Proclamação da República já tinha acontecido, em 1824 surge a primeira Constituição Brasileira.
Não somente as leis se tornaram necessárias, mas também os profissionais que as executassem em prol da preservação dos direitos e da vida.
Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I ordenou a implementação de dois cursos de Direito, cada um em um local diferente do país. O primeiro em Olinda, no estado de Pernambuco, e o outro em São Paulo.
É imprescindível voltar alguns anos para saber como essa profissão surgiu, afinal, ela é conhecida como a mais antiga do mundo. Sabia que a profissão de advogado era considerada controversa, por pregar a liberdade de expressão? Pois é.
O que devemos aprender com o dia do advogado?
Quando as pessoas estão interessadas em estudar as opções para a graduação, logo fazem buscas online sobre os cursos. Essa é uma decisão que determina o caminho que os jovens vão seguir após a conclusão dos anos escolares.
Entretanto, é sempre uma surpresa saber que a advocacia é uma das profissões mais antigas da humanidade. O dia do advogado traz à tona todas as questões pertinentes aos profissionais que exercem suas funções em prol dos direitos da população.
Diferentes autores já escreveram sobre quem pode ter sido o primeiro advogado. Há alguns relatos sobre ter sido Demóstenes na Grécia, no século IV.
Esse homem era muito interessado em ler sobre as leis e normas, e ficou conhecido por ser um orador político pioneiro de Atenas.
A busca pela carreira de advocacia
Em um estudo da OAB, foi comprovado que há um advogado para cada 190 habitantes no Brasil. Essa diferença é ainda maior nas regiões Norte e Nordeste.
Isso esclarece a alta demanda das pessoas por iniciar carreira em uma profissão tão reconhecida no país e no mundo.
Muitos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio logo pensam em iniciar uma graduação em um curso que tenha reconhecimento. Esse é o caso dos cursos de Direito ofertados em faculdades, em todo o país.
A relevância desse profissional para a sociedade
Não há novidade de que a profissão de advogado é indispensável para as sociedades. Ela é tão relevante quanto os profissionais de outras carreiras que exercem serviços considerados essenciais.
Sendo assim, ao passar dos anos, os cidadãos precisam ainda mais de um advogado com especialização em alguma determinada área.
Sempre surgem novas questões burocráticas e conflitos entre indivíduos em todo o mundo, em inúmeras situações. Nesses momentos, o advogado entra em ação para defender os direitos do seu cliente e garantir que sejam cumpridos.
Considerando que cada vez mais essas circunstâncias estão fadadas a acontecer, os advogados devem estar por perto para auxiliar seus clientes.
Somente assim podemos lutar por nossas causas ao lado de um profissional conselheiro e defensor.
Qual a importância do ensino superior para quem quer ser advogado?
É de suma importância iniciar e concluir o curso de Direito para se tornar advogado. No entanto, essa não é a única etapa para os recém-formados. Embora eles tenham finalizado o curso de bacharel, ainda é necessário se preparar para uma prova muito importante.
É claro que estamos nos referindo à prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), considerada a mais importante para os formandos de Direito.
Afinal, após longos anos estudando, elaborando trabalhos, realizando provas e participando de estágios, eles precisam se dedicar muito para essa avaliação.
Somente com a aprovação da prova da OAB, os profissionais conseguem a permissão para exercer suas funções. Ou seja, só assim podem trabalhar como advogado.
Por esse motivo, é essencial que os interessados tenham se matriculado em uma faculdade de alto prestígio para cursar Direito. Essa é a forma de alcançar o tão desejado sonho de ser advogado.
Agora você já sabe tudo sobre o dia do advogado, como essa data surgiu e a razão de ela ser tão importante. Esse dia merece ser comemorado por profissionais tão relevantes para o bem-estar social e para o favorecimento da Justiça.
Esperamos que tenha gostado do texto! Se você gosta do conteúdo do blog de graduação, precisa seguir acompanhando o nosso conteúdo exclusivo. Por isso, aproveite que está em nossa página para saber mais sobre o curso de Direito!