Se você quer ter uma carreira sólida, você precisa ter metas profissionais definidas. Para isso serve a gestão de carreira.
A expressão, que está muito na moda no momento, trata justamente de como alcançar os seus objetivos profissionais mais facilmente.
Mas você sabe o que isso é de fato? E como aplicá-la na sua vida profissional?
É sobre isso que vamos falar no texto de hoje.
O que é gestão de carreira?
A gestão de carreira é uma série de práticas que têm como objetivo fazer a trajetória profissional de alguém decolar. Além disso, faz com que ela fique (ou se mantenha) no alvo das melhores empresas.
Para você fazer uma boa gestão de carreira, é necessário saber onde você quer chegar em sua vida profissional. Parece óbvio, mas muita gente não tem noção de que tipo de trabalhador deseja se tornar. Isso gera frustração e um sentimento de estar sempre parado no tempo.
Vale ressaltar que esse processo não é feito uma vez, sendo jamais modificado depois. O planejamento da nossa carreira é algo constante, pois envolve uma certa imprevisibilidade.
Por exemplo: você pode até planejar permanecer a vida toda em uma determinada empresa. Porém, a demissão pode (infelizmente) vir de uma hora para outra. E é aí que entra a gestão de carreira. Ela serve para deixar você pronto caso precise mudar de rumo do nada.
Ou, ainda, você pode estar em uma área de atuação hoje, decidir que quer trabalhar em outra e, a partir daí, iniciar uma transição de carreira. A gestão é fundamental para que você, com planejamento, saiba o que fazer daqui para frente.
Importância da gestão de carreira
Saber dirigir a sua carreira é importante porque você vai ser o protagonista da sua história profissional.
Por mais que a frase seja clichê, é importante destacar que se você tomar as decisões relativas à sua vida profissional, vai ficar satisfeito e não frustrado por sentir que outros estão decidindo por você.
E, claro, isso vai se refletir diretamente na sua empregabilidade. Afinal, você vai saber quais áreas estão em potencial no momento. Ou vai se especializar em seu setor para crescer na sua profissão.
Claro que, em um mercado de trabalho incerto como o nosso, nada garante que a gestão de carreira irá protegê-lo 100% das tempestades que surgirem no caminho. Mas, com certeza, vão deixá-lo em mais segurança quando elas vierem.
Vantagens da gestão de carreira
Ficou interessado em saber mais? Então bora!
Você fica à frente de seu tempo
O profissional que faz a gestão de sua carreira vai estar à frente de seus pares, pois estão sempre adiantados quando se diz respeito às tendências da profissão e do mercado de trabalho em geral.
Isso faz com que a marca empregadora dessa pessoa cresça perante o mercado e ela se torne uma profissional mais atrativa para as empresas. Isso porque estará atualizada em sua área e saberá os seus objetivos de carreira.
Você comanda a sua carreira
Outro ponto é que quem dirige a sua carreira tem autonomia. Isto é, sabe a hora certa de começar ou encerrar uma jornada. Como essas pessoas têm planejamento como base, caso queiram mudar de profissão ou de emprego, elas têm estabilidade para tais atitudes.
A motivação aumenta
Uma pessoa que trabalha em um ambiente que preza pelo crescimento dos funcionários também se sente mais motivada ao saber que seus esforços para progredir na carreira estão sendo vistos e vão dar resultado.
O que pensar quando se fala de gestão de carreira?
Como falamos no começo, o profissional que quer ser o dono da sua vida profissional deve ter a pergunta “Para onde eu vou?” no centro de seus questionamentos.
Afinal, ninguém pode ser como as folhas que caem de uma árvore, avulsas e levadas para onde o vento quiser.
É necessário pensar onde você quer estar daqui a 5 anos em termos profissionais e se deseja estar:
- na mesma empresa;
- em outra companhia;
- ou na mesma profissão.
E, a partir daí, traçar metas para alcançar o seu objetivo.
Tudo isso mostra a importância do autoconhecimento em nossas vidas. Com ele, você vai saber o seu perfil profissional e quais ações estão ajudando você a alcançar o seu objetivo e quais estão atrapalhando a sua evolução.
Por mais óbvias que essas perguntas pareçam, é muito importante fazer essa reflexão. Muitas vezes você pode se sentir desmotivado com o trabalho e uma das razões pode ser a falta de uma gestão de carreira, justamente por não saber o que quer.
Por isso, quanto mais cedo você começar a planejar e agir em prol do seu futuro profissional, mais poderá encontrar a satisfação profissional que busca.
Como posso começar o meu planejamento de carreira hoje mesmo?
Pensando nisso, nós, da Unileão, desenvolvemos um material interessantíssimo e que vai ajudar você a começar a planejar a sua carreira o mais rápido possível.
Nele, você vai ter dicas incríveis e não vai ter mais desculpa para falar que não sabe como começar uma jornada profissional de sucesso.
Você pode baixar o material com um bônus: ele é gratuito. Se eu fosse você, não perderia tempo. Clique aqui e baixe agora mesmo!