Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Você já parou para pensar sobre a importância da Educação Física?

Apesar de ser injustamente subestimada por algumas pessoas, essa é uma área do conhecimento fundamental para o desenvolvimento humano e que oferece diversas oportunidades de sucesso na carreira. 

Neste texto vamos explicar o porquê. 

Além de cuidar da saúde física e mental dos indivíduos, a Educação Física contribui para a socialização dos sujeitos. Ela ajuda na formação de uma consciência solidária e cidadã, na qual as diferenças e limites são respeitados.

Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da Educação Física e suas possibilidades de atuação profissional.

Afinal, o que é a Educação Física?

Você sabe qual é a importância da Educação Física? Para entrar nesse assunto você primeiro precisa saber do que se trata.

A Educação Física é a área do conhecimento que se dedica ao desenvolvimento da saúde integral das pessoas. Que acontece por meio do desenvolvimento corporal e cognitivo.

Era comum que a Educação Física se limitasse ao ambiente escolar. Apenas na década de 1980 que a disciplina conquistou clubes e academias, promovendo atenção para públicos de todas as idades. 

Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável.  

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.

Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo. Isso é, aspectos emocionais, sociais, cognitivos e, claro, biológicos. Portanto, é uma área que utiliza de outras ciências para abordar o homem e todas as suas complexidades. 

Essa ampla área de conhecimento permite que o profissional possa atuar em diversos campos, como de ensino e recreação, condicionamento físico, orientação, recuperação e reabilitação, turismo ecológico e treinamento de atletas.

Atividades de Educação Física

Que a Educação Física combina diversas competências nós já sabemos. Mas como o estudo serve como base para a realização de atividades na área?

Conheça a seguir as principais atividades voltadas para os exercícios práticos da área:

  • alongamento: fundamental para a preparação dos músculos e articulações, evitando lesões nessas regiões;
  • aquecimento: importante também para evitar danos musculares e para um melhor aproveitamento das atividades físicas. Corridas leves, caminhadas, agachamentos, polichinelos e pular corda são alguns exemplos de práticas que aquecem o corpo;
  • esporte: quando se trata de trabalhar o físico, o mental e o social, os jogos são grandes aliados. O vôlei, futebol, basquete e handebol, por exemplo, são alguns esportes bastante conhecidos;
  • brincadeiras: além do físico, as brincadeiras têm um potencial lúdico, desenvolvendo criatividade, empatia e comunicação. Alguns exemplos famosos são as gincanas, cabo de guerra, esconde-esconde, estátua e queimadas;
  • atividades em sala: a educação física não se limita apenas ao desenvolvimento físico, mas também mental. Para isso, o desenvolvimento cognitivo pode ser aproveitado com atividades como jogos de tabuleiro, adedanha/stop, confecção de maquetes, entre outras possibilidades. 

 

Qual a importância das práticas de atividades coletivas na Educação Física?

Se você é daquelas pessoas que pensa que a Educação Física é dispensável, passou da hora de se atualizar!

Já está mais do que comprovado que a prática de exercícios corporais está diretamente ligada com a nossa saúde física e mental. E é justamente aí que entra a Educação Física.

O profissional em Educação Física se tornou fundamental na pandemia, por exemplo. O isolamento social mostrou a importância da atividade física para manter o corpo e a mente ativos. Sendo assim, a tendência é que a procura por especialistas na área seja maior.

Na sala de aula, em academias, clubes ou na prática de esportes, a disciplina tem o poder de envolver todos na atividade, promover o pensamento crítico, analisar problemas e tomar decisões para solucioná-los. 

Como resultado, as pessoas desenvolvem habilidades físicas e sociais necessárias para manter um estilo de vida saudável e conviver em sociedade. 

Mas os benefícios não se limitam apenas nisso. Veja mais a seguir:

Benefícios para a saúde física e mental

Além de estimular um estilo de vida saudável, incluindo novos hábitos de alimentação, as atividades propostas pelos profissionais trazem benefícios para todas as idades.

Por meio de exercícios de ginástica, jogos e brincadeiras, a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas. Pense naquele velho ditado: corpo são, mente sã.

Fazer atividades físicas contribui na prevenção de doenças crônicas, controle de peso e diabetes, evita perda óssea, diminui a pressão arterial e as chances de doenças cardiovasculares, controle de colesterol e condicionamento físico. 

Também contribui na redução de estresse, ansiedade, melhora a qualidade do sono e promove bem-estar físico e mental.

Educação física e socialização: mais benefícios

Além de contribuir para a saúde física e mental das pessoas, a Educação física tem outra grande contribuição: a socialização.

Por meio das atividades em grupo, as pessoas têm a oportunidade de conviver com diferentes limites e realidades. 

É possível aprender a respeitar o outro, criar estratégias coletivas para desafios, conhecer os próprios limites e desenvolver uma consciência cidadã para uma sociedade mais harmônica.

A socialização também contribui para o desenvolvimento do espírito esportivo e a autoconfiança. E cria a sensação de pertencimento que estimula uma boa autoestima.

Importância da Educação Física na escola

Não podemos deixar de lado a importância da matéria de Educação Física no ensino básico, fundamental e médio. Afinal, o desenvolvimento físico, mental e social devem ser prioridade na vida das crianças e adolescentes.

Além da noção sobre alimentação e atividades que tornem o corpo ativo, os estudantes aprendem com a disciplina, conteúdos importantes para ter sucesso ao longo das suas vidas. Contribuindo com habilidades importantes para a área acadêmica e profissional. 

Se engana quem pensa que a Educação Física na escola não tem um conteúdo estruturado como matérias de Português e Matemática. 

O PCN, também conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais, é um documento do governo federal que apresenta todos os conteúdos que devem ser abordados durante todos os anos letivos do aluno.

Esse documento mostra com detalhes os assuntos que devem ser apresentados aos estudantes e dá dicas para os professores tirarem melhor proveito dos estudos. O que contribui para um ensino ainda mais eficaz e que fará a diferença na vida dos alunos.

Indo além do aspecto físico da prática


O papel da Educação Física no desenvolvimento pessoal e social é muito importante e merece ser ressaltado. A disciplina permite realizar atividades individuais, em times ou equipes, desenvolvendo responsabilidade, confiança, senso de justiça e empatia. 

Além disso, as pessoas também assumem diferentes papéis nas atividades, como de arbitragem, liderança, liderado e treinamento. Da teoria à prática, os indivíduos aprendem a lidar com situações competitivas, desafiadoras e criativas. 

A matéria também desenvolve aspectos como:

  • estilo de vida ativo e saudável;
  • melhora a comunicação e o trabalho em equipe;
  • aproxima os estudantes dos esportes e promove o prazer pela prática das atividades;
  • contribui para as pessoas atingirem todo o seu potencial físico.

Qual é o objetivo do curso de Educação Física?

O curso de Educação Física tem como objetivo ampliar e aprofundar conceitos de ciências biológicas e humanas na formação do estudante. Com isso, o indivíduo terá os conhecimentos necessários para a convivência e atuação no mercado de trabalho.

O profissional da área de Educação Física é responsável por contribuir para a saúde das pessoas por meio das atividades corporais. Sendo assim, deve acompanhar e orientar os indivíduos durante os exercícios. 

O graduado na área pode trabalhar com crianças em idade escolar, pacientes em recuperação da mobilidade, aspirantes aos esportes, pessoas que buscam qualidade de vida, atletas profissionais, idosos e portadores de deficiência física.

Pré-requisito para trabalhar na área

Atenção! Para atuar profissionalmente no mercado, o educador físico precisa ser registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Isso porque pessoas que exercem a profissão sem o registro correm o risco de serem denunciadas e processadas. 

Para isso, é preciso ter o diploma da graduação em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. E o curso pode ser de licenciatura ou de bacharelado.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

Com o aumento da busca pelo bem-estar físico e a tão sonhada qualidade de vida, não faltam oportunidades de emprego para os profissionais de Educação Física.

Quem se forma na área pode fazer carreira em diferentes setores de atuação. É possível trabalhar em academias, escolas, universidades, centros de saúde e hotéis. Além de espaços de recreação e lazer, clubes esportivos e empresas privadas.

Continue a leitura e conheça 6 áreas de atuação para quem se forma em Educação Física.

1. Recreação 

Desenvolvimento e acompanhamento de atividades lúdicas e recreativas, como jogos e brincadeiras em grupo. 

Nesse caso, o objetivo é promover a interação entre as pessoas e a criação de estratégias coletivas. Além do desenvolvimento corporal e cognitivo.

O profissional dessa área pode trabalhar em escolas, clubes ou centros de lazer.

2. Reabilitação

O educador físico colabora na recuperação de pacientes pós-cirúrgicos ou que apresentem algum tipo de lesão. 

Quem deseja fazer carreira nessa área pode trabalhar em clínicas especializadas ou de forma autônoma.

3. Esportes

O profissional se especializa em uma ou mais modalidades esportivas. Como lutas, escaladas, corridas, futebol, danças e yoga.

Deve atuar no desenvolvimento, acompanhamento e treinamento de atletas. Ou pode se tornar um deles.

4. Preparação física

É quando o profissional faz a orientação e acompanhamento de exercícios físicos diversos, em grupo ou individualmente. Deve considerar as necessidades e limites de cada pessoa. 

O educador físico pode trabalhar em academias, escolas, clubes e empresas. Além de atuar de forma independente como personal trainer, uma tendência no mercado.

5. Ginástica laboral

É quando o educador físico faz a preparação e o acompanhamento de exercícios voltados para funcionários de indústrias e empresas. O objetivo é prevenir doenças do trabalho. 

O profissional da área pode atuar de forma autônoma, em instituições públicas ou privadas.

6. Pesquisa

A área de Educação Física é uma das que têm mais carência de pesquisadores. Sendo assim, os estudantes que querem dar continuidade na formação acadêmica e contribuir para os avanços da área podem se dedicar à pesquisa. 

O profissional realiza estudos baseados em teoria, mas com grande importância para a sociedade. O objetivo é descobrir possibilidades de melhoria para área da saúde física da população. 

Por exemplo, descobrir um tratamento mais eficaz para uma lesão muscular ou melhorar práticas de um esporte, a fim de garantir mais segurança para as pessoas.

Graduação em Educação Física: licenciatura e bacharelado

O curso de graduação em Educação Física oferece duas modalidades de formação: licenciatura e bacharelado.

Apesar de terem uma grade curricular parecida, as suas diferenças podem ser definitivas na carreira profissional.

Continue a leitura e descubra.

Licenciatura

A  licenciatura em Educação Física é focada na docência.

Isso significa que essa habilitação tem o objetivo de formar professores para atuar tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e médio.

Quem se forma nessa modalidade pode trabalhar em escolas e universidades, do setor público ou privado. 

Bacharelado

O bacharelado em Educação Física é focado nas competências práticas da área.

Essa habilitação tem o objetivo de formar profissionais para atuar no desenvolvimento e preparo físico das pessoas. Além de prescrever e acompanhar treinamentos e atividades físicas nas mais diversas instituições.

Os bacharéis podem trabalhar em academias, clubes e complexos esportivos. E fazer trabalhos autônomos como personal trainer.

Saúde integral e cidadania

Agora você já sabe a importância da Educação Física para o desenvolvimento humano. Além de estimular um estilo de vida saudável, ela contribui para a socialização dos indivíduos. 

Os profissionais de Educação Física podem atuar em diferentes setores. É possível trabalhar em escolas e universidades, academias, centros esportivos e de lazer. Além de hospitais, centros de saúde e empresas particulares. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira um infográfico especial sobre 4 fatos sobre Educação Física que você precisa saber.

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.