Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Hoje, sabemos que o desenvolvimento de um país, enquanto sociedade, está diretamente relacionado ao nível de estudo acadêmico que seus cidadãos recebem. Sociedades que dão o devido valor à educação tendem a sair na frente.

Seja na saúde, tecnologia, ou qualquer outra área, a pesquisa científica para nosso desenvolvimento é inegável. Preparamos este texto para falar mais sobre a importância da pesquisa científica para a sociedade. Boa leitura!

A importância da pesquisa científica e dos pesquisadores e cientistas

Primeiramente, devemos definir exatamente o que é a pesquisa científica. Por meio da aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, em uma universidade, o aluno realiza processos para investigar, testar e colher resultados.

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

Por isso, é indiscutível a importância da pesquisa científica no país atualmente: melhorar a vida em sociedade. Propulsionando, consequentemente, o desenvolvimento nacional.

Confira alguns tópicos que demonstram e confirmam a importância da pesquisa científica em nossa sociedade. Leia mais a seguir.

Pandemia do novo coronavírus

Definitivamente, nos últimos tempos, a pandemia da Covid-19 nos mostrou que a ciência é a melhor resposta para lidar com crises sanitárias.

Desde que o momento pandêmico foi decretado, no começo de 2020, todos nós passamos a dar atenção aos profissionais e pesquisadores da área esperando por orientações.

Da mesma forma, a produção de testes diagnósticos e a corrida por vacinas, que teve um resultado rápido, começou em razão de incansáveis e céleres pesquisas.

Avanços na medicina

A Ciência também contribui grandemente na sociedade por sua participação na medicina moderna.

Para além da pandemia, muitas doenças podem ser tratadas hoje, e algumas foram praticamente erradicadas.

Um exemplo é a AIDS. Quem possui a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pode se tratar, de graça, pelo Sistema Único de Saúde. E, dessa forma, viver uma vida feliz e normal.

Avanços tecnológicos

Além da área da saúde, que definitivamente é importante para a sociedade, estamos vivendo em uma era moderna e cada vez mais interligada.

É difícil imaginar como fazer para consumir conteúdo, trabalhar e fazer tarefas do dia a dia sem nossos aparelhos eletrônicos. Aplicativos facilitadores da vida também entram na jogada.

Por trás de cada gadget mais recente que é lançado, há o trabalho de um grande número de pesquisadores. Dessa forma, eles ajudam a sociedade a se desenvolver em geral.

Melhoria de produtos e serviços

Atualmente, produtos e serviços em geral são cada vez melhores e mais seguros. Mas isso não acontece à toa ou espontaneamente.

Até mesmo em nossa saúde mental, há efeitos diretos dessa melhoria nos serviços oferecidos. Ela é resultado de um avanço e muita pesquisa e testes por trás. E uma equipe dedicada de especialistas focados na missão.

Já deu para perceber como a pesquisa científica é importante para que a sociedade avance, não é mesmo?

A origem do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador Científico

Em todo dia 8 de julho são comemoradas duas datas especiais para a Ciência brasileira. O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, sancionados por leis.

O Dia da Ciência é fruto da Lei n. 10.221/2001 e o Dia do Pesquisador Cientifico, da Lei n. 11.807/2008.

As datas têm uma importância além da simples comemoração. Afinal de contas, a ciência e o profissional que a realiza são essenciais no desenvolvimento do país. Logo, o dia 8 de julho de todos os anos tem como objetivo dar luz ao trabalho dos pesquisadores científicos.

A data foi escolhida em relação à criação da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em 8 de julho de 1948, criou-se essa instituição com vistas à pesquisa científica em todo Brasil.

A importância do 8 de julho

Sabemos que grande parte da sociedade apenas sabe dos avanços científicos quando eles ocorrem.

Portanto, a data é uma oportunidade além de apenas comemorar e parabenizar aquele pesquisador que você conhece. Nesse dia, escolas, universidades e pessoas em geral podem pesquisar sobre avanços conquistados no mundo científico.

A ciência é uma fonte de resolução dos problemas de uma sociedade, por meio de pesquisa e conhecimento. Ter um dia para comemorar e trazer atenção a essas questões é extremamente válido.

O papel dos pesquisadores na sociedade

No contexto de uma sociedade que sofre com um momento pandêmico e com os males da vida moderna, cientistas e pesquisadores são os profissionais nos quais vemos esperança.

São eles os especialistas que se dedicam em prol da melhoria de toda uma sociedade. Desde avanços tecnológicos até os medicamentos e tratamentos mais modernos, tudo passa pelos pesquisadores que destinam sua vida a isso.

A pesquisa científica deve ser algo incentivado pelas universidades e governo. E os profissionais que trabalham por trás dessas exaustivas jornadas, devem ter o reconhecimento e incentivo.

A importância da pesquisa científica na sociedade é gigante. Há uma necessidade permanente de avanços na saúde, tecnologias e demais áreas do conhecimento. Por isso, incentivar e premiar os profissionais que dedicam a vida a melhorar a nossa vida é essencial.

Gostou de saber mais sobre a importância da pesquisa científica para a sociedade? Entre os pesquisadores e cientistas estão profissionais de saúde. Por isso, se quiser saber mais sobre o assunto, baixe nosso infográfico sobre como se tornar um bom profissional da área da saúde!

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.