Você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho no Brasil?
Em um contexto de crise mundial, conseguir um emprego pode ser uma missão desafiadora, mas não é impossível! Mesmo em um cenário aparentemente desfavorável, é possível se reinventar e construir uma carreira de sucesso.
Para isso, é preciso estar atento às novas tendências e necessidades do mercado. E se você é jovem, a atenção tem que ser redobrada!
Continue a leitura e descubra os principais desafios e oportunidades no mercado de trabalho atual.
Mercado de trabalho no Brasil: principais desafios
Entrar para o mercado de trabalho no Brasil pode ser uma tarefa bem desafiadora. Principalmente para os jovens recém-formados, com pouca ou nenhuma experiência profissional.
De acordo com a pesquisa Juventude e Trabalho do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, nos últimos cinco anos os jovens foram a parcela da população que mais perdeu renda no trabalho: um percentual de 14% de redução.
Com a queda da oferta de emprego, agravada pela crise global, o mercado se torna cada dia mais exigente e competitivo. As empresas buscam por profissionais cada vez mais experientes, resilientes e qualificados, prontos para atender as demandas do mercado.
A seguir, confira os principais desafios para ingressar no mercado de trabalho.
Crise mundial
Devido à pandemia do novo Coronavírus, muitos setores da sociedade foram afetados. E como era de se esperar, o mercado de trabalho sofreu impactos consideráveis.
Grandes e pequenas empresas tiveram que fechar as portas ou reduzir a equipe de servidores e funcionários. A consequência foi a redução de cargos e oportunidades de emprego, fazendo com que a competição por vagas ficasse ainda mais acirrada.
Falta de experiência
A falta de experiência também é outro grande desafio para quem está em busca de uma oportunidade no mercado.
Nem sempre as empresas estão dispostas a capacitar seus funcionários. Por isso, preferem profissionais com certa prática, prontos para produzir.
Assim, os recém-formados precisam se esforçar ainda mais para conquistar os recrutadores. Devem caprichar na apresentação e encontrar estratégias para provar as suas competências e habilidades profissionais.
Incertezas
As incertezas geradas pelo clima de competição do mercado e a crise econômica podem prejudicar muitos profissionais na busca por emprego.
A falta de perspectivas faz com que as pessoas se sintam ansiosas, inseguras e desmotivadas. E, assim, perdem o foco de seus objetivos.
O resultado são profissionais psicologicamente abalados, perdidos em meio a um cenário nebuloso.
Crise global e desemprego
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 a taxa de desemprego bateu o recorde de 14,6%. Esse percentual se deve à crise econômica gerada pela pandemia mundial.
O Brasil encerrou 2020 com 13,9 milhões de desempregados. Além de milhares de empresas e pequenos empreendimentos com portas fechadas.
4 setores em alta no mercado de trabalho no Brasil
O impacto da crise é geral, mas naturalmente alguns setores sofrem menos que outros.
Em meio à crise, há quem consiga se reinventar e criar novas formas de geração de renda e emprego.
Continue a leitura e confira os setores do mercado considerados promissores no Brasil.
1. Saúde
Os profissionais que trabalham com saúde e bem-estar estão em alta no mercado. Principalmente aqueles especializados em saúde mental.
Com a instabilidade emocional gerada pela crise, a busca por tratamentos psicológicos e psiquiátricos cresceu.
Quem trabalha na área encontra oportunidades de emprego em diferentes organizações, do setor público ao privado. Também é possível atuar de forma autônoma.
Por isso, cursos como Psicologia, Enfermagem e Biomedicina Estética estão entre os mais procurados por quem deseja atuar na área da saúde.
2. Finanças
O mercado de finanças está superaquecido. As crises sempre geram pressão no setor financeiro. Por isso, os profissionais da área são muito requisitados.
A demanda por estratégias de gestão de recursos se tornou uma necessidade para praticamente todos os nichos do mercado. Negociar dívidas, reduzir os custos, pagar fornecedores, fazer investimentos seguros, manter o caixa, entre outras demandas.
Desse modo, quem trabalha na área de finanças pode encontrar muitas oportunidades no mercado.
3. Administração, vendas e marketing
O setor de vendas e marketing, que faz parte da área de Administração, também está aquecido. Com a crise mundial e a redução de vendas, o investimento em estratégias de marketing cresceu em todas as áreas.
Para atrair mais clientes e efetivar vendas, as empresas buscam por profissionais especializados no setor.
4. Educação Física
Como os cuidados com a saúde estão em alta, a Educação Física também. Isso porque os profissionais que atuam promovendo o bem-estar físico também estão sendo demandados.
Quem está levando o distanciamento social ao pé da letra por conta da pandemia recorre ao Personal Trainer. Esses profissionais auxiliam na prática de atividades físicas, usando a internet como meio de conexão segura com seus clientes.
Mercado de trabalho no Brasil: principais desafios e oportunidades
Agora você já sabe tudo sobre o mercado de trabalho no Brasil. Mesmo com tantos desafios, é possível encontrar boas oportunidades de emprego e construir uma carreira de sucesso.
Os setores de saúde e administração, englobando vendas e marketing, estão em alta. Além das áreas de finanças e Educação Física.
Para se dar bem no mercado é preciso se reinventar e estar atento às oportunidades e desafios. Investir em qualificação, manter o foco e se ligar nas necessidades que surgem de uma crise mundial.
E você, sabe de que forma você pode se colocar no mercado de trabalho? Faça o teste e descubra!