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Já pensou em ganhar a vida lidando com pessoas, ajudando a superar desafios e a entender necessidades? Pois saiba que isso resume partes importantes da rotina de quem sabe o que é Recursos Humanos e decide embarcar nessa área.
O setor está presente em quase todas as empresas, de diversos portes e segmentos.
Então, conhecer melhor essa parte é um primeiro passo essencial para ter várias oportunidades no mercado de trabalho.
Quer descobrir o que é Recursos Humanos e tudo sobre o seu funcionamento? Continue a leitura!
O que é Recursos Humanos?
O setor de Recursos Humanos gerencia um dos “ingredientes” para o sucesso de qualquer empresa: as pessoas. Com uma gestão moderna e com as técnicas certas, é possível alinhar os profissionais e o negócio, rumo aos mesmos objetivos.
Para que isso se concretize, a área de RH envolve processos diversos, como contratação, treinamento, motivação e capacitação dos colaboradores.
Também tem a ver com a medição e o acompanhamento dos resultados, para que haja a certeza de que tudo sai conforme o esperado.
Qual será a sua função na área?
Como profissional de Recursos Humanos, você ficará responsável por conectar os funcionários e a empresa.
A ideia é equilibrar as necessidades de ambas as partes, com ações que ajudem a garantir os resultados.
Para atuar na área, poderá ser analista de processos (como é o caso de quem é analista de seleção), gestor de RH ou mesmo diretor. Não faltam opções de carreira!
Quais as características importantes para um profissional da área?
Independentemente do rumo que você pretenda dar para a sua carreira, é preciso ter o perfil certo para trabalhar nessa área.
Por isso, separamos algumas características que são indispensáveis. Confira!
Empatia
Ao atuar nessa área, será necessário lidar com pessoas, expectativas, sentimentos e exigências.
Por isso, é essencial ser empático para realmente se conectar com as pessoas ao seu redor e ser capaz de identificar obstáculos e possíveis soluções.
Comunicação
Ao saber o que é Recursos Humanos, fica claro que essa função tem a ver com dar e receber feedback, passar orientações e acompanhar resultados.
Tudo isso exige muita comunicação: com os colaboradores, com os gestores, com a diretoria e assim por diante.
Organização
Nessa função, você também terá que apresentar bastante organização. É preciso deixar tudo sempre em ordem para não se esquecer de nenhuma tarefa importante.
Além disso, é fundamental conseguir acompanhar casos específicos e objetivos relevantes, certo?
Visão de negócios
Um gestor de RH não é apenas quem contrata, treina ou demite.
É preciso ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e é por isso que deve apresentar uma visão de negócios. Além disso, é preciso enxergar os setores como um todo e pensar estrategicamente.
Resolução de problemas
Depois que entendemos o que é Recursos Humanos, sabemos que os problemas e os obstáculos surgem com frequência no cotidiano.
A sua função será, justamente, resolver essas questões — de conflitos a vagas para preencher — da melhor maneira.
Tomada de decisão
Desde quando dois candidatos parecem ideais até quando é preciso fazer cortes, você tomará decisões.
Ser capaz de analisar os dados, elaborar projeções e selecionar o caminho certo é indispensável para o seu sucesso.
Flexibilidade
As pessoas estão em constante transformação e é por isso que essa área também muda o tempo todo.
Talvez seja necessário criar programas de motivação ou mudar a forma de dar feedback, por exemplo. Então, é essencial ser flexível para se adaptar às novidades.
Ética
Um bom gestor de RH também capricha na ética. É preciso ser confiável, discreto e demonstrar respeito por todos os envolvidos.
Por isso, é importante cuidar da sua capacidade de se relacionar, combinado?
Quais são opções interessantes de livros relacionados à área?
O melhor jeito de entender o que é Recursos Humanos e como acertar na área é com uma graduação. No entanto, a sala de aula não é o único local de aprendizado, sabia?
Com os livros relacionados ao assunto, você pode reforçar conceitos e compreender como agir.
Pensando nisso, separamos alguns títulos que são importantes para se tornar um profissional melhor. Confira!
O Monge e o Executivo
A obra de James C. Hunter é um dos grandes clássicos no mundo dos negócios. A história fala de um executivo que deixa uma carreira promissora para se tornar um monge beneditino.
Ao longo da obra, o personagem demonstra os princípios da liderança de uma forma leve e didática. É ideal para que você possa ser um gestor melhor e, também, para que possa orientar e desenvolver novos líderes.
Recursos Humanos
Escrito por Idalberto Chiavenato, é um dos guias indispensáveis sobre o que é Recursos Humanos e como acertar em sua execução.
Ao longo das páginas, o autor fala da importância das pessoas, de sua motivação e sobre como fazer um bom gerenciamento.
Você aprenderá como alinhar objetivos pessoais com os da empresa, como criar um ambiente saudável e como aproveitar ao máximo o capital humano.
Criatividade S/A
Assinado por Ed Catmull, o título conta a história de sucesso por trás da Pixar, fundada por ele junto a Steve Jobs e Lasseter. O autor mostra como o estúdio se tornou lucrativo e deu origem a algumas das animações mais famosas do mundo.
Mais que entender sobre audiovisual, você descobrirá a importância da inovação e como superar desafios de uma forma realmente adequada.
Felicidade dá lucro
Nessa obra, Márcio Fernandes apresenta uma fórmula simples: pessoas feliz é igual a empresa de sucesso.
Mais que teoria, o autor traz provas sobre o impacto do bem-estar no ambiente de trabalho no desempenho.
Você descobrirá como seu papel de gestão é importante e, principalmente, como criar um ambiente que envolva e motive os colaboradores.
Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Educação Corporativa
Ter pessoas preparadas para que executem suas funções é essencial para o sucesso. É pensando nisso que o livro de Roberto Madruga apresenta a educação corporativa como uma estratégia de negócio.
Nas páginas, é possível aprender como criar trilhas de desenvolvimento, como formar lideranças e como reconhecer continuamente as necessidades das pessoas.
Mapeamento de Competências: Ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas
Ao mesmo tempo, vivemos em um cenário que o conhecimento técnico não é o único que importa. Na obra, escrita por Hugo Pena Brandão, as competências comportamentais têm destaque.
Com as ferramentas certas, há como mapear todos os pontos e trabalhar com as capacidades.
É indispensável para que aprenda como criar um método de análise e que represente a realidade. No dia a dia, será possível ver a diferença com times mais preparados.
O Gestor Eficaz
Nessa obra, o autor Peter F. Drucker demonstra quais são quais são as características e as ações essenciais de quem assume a liderança.
De forma didática e clara, ele apresenta quais são os pontos que devem receber prioridade.
Para a sua carreira, é um meio de atuar com mais precisão e melhor desempenho. Além disso, esses conhecimentos permitirão que você ajude gestores e líderes de outras áreas.
Já sabe o que é Recursos Humanos?
Tão importante quanto saber o que é Recursos Humanos é entender como alcançar o sucesso.
Com essas dicas, você estará muito mais preparado para se dar bem nessa profissão!
Aproveitando nosso papo sobre carreira, veja quais são algumas tendências profissionais para a próxima década!