Somente ler (ou mesmo decorar) os materiais de consulta não é suficiente para ir bem na prova. É preciso saber aplicar esses conhecimentos e fixar para que eles estejam disponíveis em outros momentos. Então, o ideal é explorar e utilizar as técnicas de estudo para prova.

E se você pensa que é tudo muito complexo, saiba que não é. Os caminhos são simples e podem ser adaptados a cada necessidade. Desse jeito, a matéria vai ser absorvida de forma efetiva.

Na sequência, confira quais são as 5 melhores técnicas de estudo para prova e não perca nossas sugestões!

e-book 10 técnicas estudo melhorar o aprendizado

Os comportamentos que devem ser evitados

Da mesma maneira que há o jeito certo de aprender, existe uma série de comportamentos que prejudicam. Quando temos hábitos ruins, fica muito mais difícil fixar o conteúdo e o tempo é desperdiçado. Então, a primeira dica é saber o que evitar.

Ao identificar o que não fazer, você consegue prestar atenção no seu comportamento e eliminar as atitudes que atrapalham. Vamos descobrir quais são? Veja as principais falhas para não cometer ao estudar para uma prova.

5 técnicas de estudo para prova

Deixar tudo para a última hora

Parece um truque do professor quando ele diz para não deixar para estudar no dia seguinte. Porém, é apenas a verdade. Afinal, permitir que a matéria se acumule é o caminho certeiro para ficar em desespero algumas horas antes da prova.

Quando você permite que tudo se acumule, fica suscetível a imprevistos e qualquer ocorrência fora do plano atrapalha seu rendimento. Além do mais, se  surgir uma dúvida, não vai ter tempo de resolver. Então, o melhor é fazer um pouco todos os dias e fazer uma grande revisão na véspera.

Estudar com distrações e interrupções

Aprender é um processo que exige concentração. Por isso, a tarefa fica mais difícil se você estiver concentrado na TV, nas notificações do celular ou em todas as vezes que é interrompido. O resultado? Rendimento abaixo da média e um estudo que não rende.

O jeito é tentar manter o foco, dentro do possível. Arrume a mesa, vá ao banheiro e deixe tudo à mão. Se puder ficar em um local sem barulho, é o ideal. Desse modo, as técnicas de estudo para prova são mais efetivas e você aprende com maior intensidade.

Não descansar corretamente

Muita gente acha que “quanto maior for o tempo de dedicação, melhor”. O problema é que não é bem assim. Nosso cérebro precisa repousar para manter a capacidade de aprendizado e retenção do conhecimento. Ao não descansar, vai desperdiçar tempo e esforços.

Programe algumas pausas a cada período de 90 minutos ou 2 horas, por exemplo. Além disso, não vire a noite para dar conta daquela matéria. É algo que vai acabar com seu rendimento no dia seguinte e sua mente não vai absorver nada. Durma pelo menos 6 horas para poder fixar tudo do jeito certo.

As 5 técnicas de estudo para prova

Até aqui, já conhece quais são os maiores vilões do aprendizado. Agora, é o momento de entender o que fazer para ter sucesso. Há diversas possibilidades e cabe a você escolher qual das técnicas de estudo para prova faz sentido.

Teste cada alternativa, combine várias delas e veja o que se encaixa melhor no seu tempo disponível, nas suas dúvidas e necessidades. A seguir, confira 5 técnicas incríveis e aprenda a colocar em prática!

5 técnicas de estudo para prova

1. Resolução de exercícios

Além de conhecer a teoria, é muito importante partir para a prática. Afinal, é disso que se trata uma prova, não é mesmo? Um dos caminhos, portanto, consiste na resolução de exercícios.

Depois de conferir a teoria e tirar as principais dúvidas, resolva as primeiras questões. Inicialmente, use o apoio do livro ou mesmo da resolução completa e comentada. Após, comece a resolver exercícios sem auxílio e aumente, aos poucos, a dificuldade. Assim, você se prepara para a prova e tem a segurança de saber que praticou o bastante.

2. Mapas mentais

Embora a teoria e a prática ajudem a consolidar o conhecimento, a revisão também é importante. Em vez de apenas ler um resumo ou fichamento, o melhor é utilizar recursos que puxem a memória de forma direta. Como a visão é uma grande aliada, aposte nos mapas mentais.

É possível criar à mão ou com ajuda da internet e de aplicativos. Coloque uma ideia central e suas principais conexões na teoria. Use palavras-chave para disparar sua memória, mas tente se lembrar de tudo sem ajuda. Assim, é mais fácil fixar o conteúdo.

3. Flashcards

Outra entre as técnicas de estudo para prova é o uso de flashcards. Eles são cartões que devem ser elaborados individualmente. Em cada um, deve haver uma pergunta importante na parte da frente. Atrás, escreva a resposta.

Reveja os flashcards diariamente, até que comece a memorizar. Quando souber a resposta, guarde o cartão. Quando não sobrar nenhum, faça uma revisão rápida e armazenar de vez o conteúdo. Principalmente, é um ótimo jeito de estudar rapidinho no caminho da faculdade, por exemplo.

4. Explicação do tema

Uma das medidas mais eficientes para consolidar o conhecimento é a explicação do conteúdo. O ideal é que você faça tudo de cabeça, como se fosse um professor. Isso vai destacar quais pontos ainda oferecem dificuldades e de quais já está por dentro.

Inicialmente, treine de frente para o espelho e explique o assunto. Depois, peça a ajuda de familiares, amigos ou colegas. Dependendo da avaliação deles, saberá no que precisa melhorar.

5. Estudo em grupo

Estudar com outras pessoas pode ser uma boa aposta se houver foco, preparação e organização. O ideal é escolher um local neutro para aprender em grupo, como a biblioteca ou uma sala da faculdade.

No início, todos devem ler a teoria, individualmente. Depois, criam um debate onde cada um pode explicar um pouco. Também podem fazer perguntas uns para os outros e até demonstrações. Na área da saúde, por exemplo, é possível nomear músculos e partes da anatomia com a ajuda de outra pessoa, isso facilita o aprendizado.

Com as nossas técnicas de estudo para prova vai ser fácil mandar bem na avaliação, você vai conseguir se lembrar direitinho do conteúdo.

Se quiser muitas outras dicas sobre o aprendizado, faça seu cadastro na nossa newsletter. É gratuita e sem spam!

 

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.