Em vez de se deslocar todos os dias, muita gente prefere trabalhar de casa. De uns tempos para cá, cada vez mais empresas têm curtido essa ideia.
Isso porque todos parecem sair ganhando. E a tendência não é só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Se pudesse escolher, você também optaria pelo home office?
Descubra a seguir quais são os principais pontos positivos do trabalho remoto e saiba mais sobre algumas profissões que podem aproveitar esses benefícios.
Trabalhar de casa: quais são as vantagens?
Flexibilidade
Enquanto algumas pessoas funcionam melhor de manhã, outras são mais produtivas à noite. Trabalhar de casa significa poder fazer as tarefas nos horários em que você se sente mais concentrado.
Por isso, ter horários flexíveis e organizar o próprio tempo é uma das coisas mais atrativas do home office.
Desde que esteja cumprindo com as suas obrigações, pouco importa se você vai começar a trabalhar uma hora mais cedo ou mais tarde.
Economia de tempo
O deslocamento até o escritório é algo que pode tomar um bom tempo do dia, que poderia ser usado de outro jeito.
No trabalho remoto, não existe esse problema. Você não perde tempo no trânsito ou esperando o ônibus chegar, por exemplo. Sem contar o estresse diário.
Qualidade de vida
Só por conta da economia de tempo, a qualidade de vida já melhora, sabia?
Isso porque as pessoas conseguem fazer outras coisas, como ficar com a família, praticar esportes, estudar e descansar.
Tudo isso colabora para o bem-estar. Consequentemente, além de se sentirem mais felizes, os profissionais se tornam mais produtivos.
Conforto
O conforto é outro ponto positivo do trabalho remoto. Afinal, nenhum lugar é tão aconchegante quanto a nossa própria casa.
Você pode escolher o melhor cantinho para montar seu espaço de trabalho e organizar tudo do seu jeito. Estando confortável, até a motivação aumenta.
Um alerta: a cama ou o sofá podem acabar com as suas costas. É por isso que compensa investir em uma boa mesa e cadeira.
Conciliar estudo e trabalho
Para quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo, o home office é a melhor coisa.
Essa jornada dupla consome boa parte das horas do dia e das suas energias, mas em casa fica mais fácil driblar os obstáculos.
Isso porque a rotina se torna menos pesada, já que você é quem vai organizar os seus horários e obrigações.
5 carreiras para quem quer trabalhar de casa
1. Contador
Por cuidar de assuntos legais e do dinheiro das empresas, o profissional de ciências contábeis é indispensável em todos os setores.
O contador é quem garante que o negócio está em dia com as questões econômicas e fiscais.
Isso quer dizer que ele verifica se os contratos estão de acordo com a lei, quais impostos devem ser pagos e se a empresa segue todas as normas.
Além disso, os contadores realizam funções que são básicas para qualquer organização:
- pagamento de funcionários;
- criação de documentos e contratos;
- controle do fluxo de caixa;
- elaboração de demonstrações financeiras;
- cálculos e emissão de guias de impostos.
Seja como funcionários de um escritório de contabilidade, de uma empresa ou como autônomos, os contadores podem fazer todas essas funções remotamente.
2. Gestor comercial
Também chamado de gerente de vendas, o gestor comercial pode ter uma carreira bem atrativa. Além de existirem muitas oportunidades, as comissões e bônus podem aumentar bastante os ganhos.
Mas só se dão bem os gestores comerciais que dominam tudo quando o assunto é vendas.
Eles ficam de olho na concorrência, acompanham o mercado, treinam os vendedores, criam estratégias para conseguir novos clientes e dão aquele gás no ritmo de vendas.
No caso de grande parte dos negócios, essas atividades não dependem da presença física. Afinal, até mesmo os treinamentos costumam ser feitos online.
3. Psicólogo
Diferentemente de outros profissionais da saúde, o psicólogo tem a opção de trabalhar de casa.
Os atendimentos feitos em consultórios, por exemplo, podem ser feitos de por videochamada, dependendo da situação. Com a ajuda dos aplicativos, o psicólogo consegue fazer diagnósticos e ajudar pacientes a lidarem com questões mentais.
Vale dizer que também existem outras áreas de atuação da psicologia.
Em boa parte delas, os profissionais lidam com pesquisas e estudos. Ou seja, atividades que podem ser feitas de qualquer lugar.
4. Analista de sistemas
Um profissional que conseguem fazer todo o trabalho de onde estiver é o analista de sistemas.
Afinal, todas as funções da área de TI dependem de computadores para serem realizadas. E eles não precisam, necessariamente, estar dentro de um escritório.
Estando conectados à internet e à rede da empresa, os analistas de sistemas conseguem fazer tudo o que precisam, como, por exemplo:
- desenvolver sistemas informatizados;
- monitorar o funcionamento dos programas;
- oferecer suporte para os usuários;
- gerenciar a rede interna de computadores.
Como hoje praticamente todas as organizações precisam contar com programas, sistemas e aplicativos, a demanda por esses profissionais é alta.
5. Administrador
O administrador é o profissional responsável por gerenciar um negócio. Ou seja, é ele quem cuida do funcionamento das organizações.
Por estar à frente da definição de estratégias e metas, exerce um papel muito importante. Isso porque todos os esforços têm o objetivo de ajudar a empresa a conseguir bons resultados.
Não são só as empresas privadas que dependem dos administradores. Órgãos do governo, hospitais, bancos, universidades, ONGs, indústrias e comércios precisam desses profissionais.
Quem se forma na área também pode empreender, abrindo o próprio negócio e administrando tudo no conforto de casa.
Trabalhar de casa: qual carreira você mais curtiu?
Esses foram alguns exemplos de carreiras promissoras em que trabalhar de casa é possível.
Já está imaginando como vai ser o seu dia a dia de home office?
Todo mundo gosta de sonhar com o futuro, não é mesmo?
Se o que você quer é se destacar no mercado, não deixe de conhecer as principais tendências de carreira para a nova década!