Sabe aquela ideia que envolve apoiar notebook no colo, enquanto você está deitado no sofá ou na cama? Pois é, essas não são as melhores alternativas para o trabalho remoto.
O ideal é montar um escritório em casa com um ambiente adequado para a atividade.
Você terá mais motivação, alcançará bons resultados e ainda vai cuidar da sua saúde ao evitar dores.
Veja, a seguir, 3 dicas para não errar na criação do seu escritório em casa!
Sem tempo para ler o texto? Escute todo o conteúdo no player a seguir:
1. Avalie as características adequadas do lugar para o trabalho remoto
Selecionar o cantinho certo em casa é fundamental para ter bons resultados.
Se não puder reservar um cômodo só para isso, ao menos escolha um lugar que se assemelhe a um escritório e que tenha o espaço adequado para as suas atividades.
Escolha um local com menos trânsito
Nessa definição, inclusive, é preciso evitar os pontos de passagem. É por isso que o corredor, a sala de estar ou a mesa da cozinha não são ideais.
Em vez disso, escolha aquele cantinho do quarto ou mesmo perto da lavanderia, combinado?
Tenha cuidado com os ruídos
Se puder, fique em um ponto um pouco mais afastado da rua — ou de qualquer outra fonte de barulho. Assim, você vai se concentrar melhor e mandar bem no mercado de trabalho.
2. Priorize o conforto para não atrapalhar o trabalho remoto
Outro ponto importante é que o seu escritório em casa precisa ser confortável. Não se esqueça de que você vai passar várias horas por lá.
Acerte nos móveis
Pensando no conforto, é hora de selecionar corretamente os móveis. A cadeira deve ter encosto e ficar na altura ideal, assim como a mesa.
Pense sempre na sua postura, que deve incluir coluna ereta e joelhos em 90 graus. Certo?
Cuide da iluminação e da temperatura
O conforto também envolve uma boa iluminação para enxergar melhor. Além da janela durante o dia, conte com uma luminária de mesa para reforçar a luz.
Em relação à temperatura, o espaço não pode ser muito quente ou frio demais — ou você vai se desconcentrar.
3. Não se esqueça da boa organização do espaço
Ter uma mesa totalmente bagunçada só vai atrapalhar sua produtividade. Afinal, o tempo que poderia ser usado realizando uma tarefa será gasto procurando uma caneta ou aquela anotação relevante.
Evite o excesso de itens
Uma das formas de fugir dessa armadilha é ao evitar usar itens demais. Deixe sobre a mesa somente o que será importante para as suas funções no dia a dia.
Conte com itens de apoio
Além de tudo, vale a pena ter itens e objetos que estimulem a organização. Aposte em opções como porta-lápis, caixas organizadoras, gaveteiro, mural e mais.
Saiba o que funciona para o seu espaço e use a seu favor para que o local fique em ordem!
Trabalho remoto: prepare-se para ser mais produtivo!
Montar um escritório em casa com as características certas é essencial para o trabalho remoto. Com essas dicas, vai conseguir deixar o cantinho perfeito para as suas atividades!
Aliás, você sabia que o chamado home office está em alta? Para saber o que mais vem por aí, descubra quais são as tendências de carreira para a nova década!