ENADE

Não conto com a sorte! só jogo para ganhar!

O objetivo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial

O ENADE é obrigatório?

O ENADE é componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação (bacharelado e tecnológico), sendo condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior - IES (Art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004).

Quais cursos da UNILEÃO farão o ENADE em 2020?

| Análise e Desenvolvimento de Sistemas

| Educação Física (Licenciatura e Bacharelado)

Por que devo participar do Exame?

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao seu registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES).

Quais os estudantes habilitados ao Enade 2020?

1. Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2020, estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020;

2. Concluintes de Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020;

3. Concluintes de Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2020.

Como é a prova?

As provas do Enade 2020, com duração total de 4 horas, serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação.

A parte de Formação Geral terá 10 questões, sendo 02 discursivas e 08 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A parte de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos. As questões discursivas da parte de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 questões, sendo 03 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Qual a situação do estudante, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2020, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação.

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

Data de realização da prova 22 de novembro de 2020

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Local: será divulgado posteriormente no Sistema Enade