(88)99216-3040

UTILIZAÇÃO DE COMPOSTEIRAS ORGÂNICAS

Medicina Veterinária

No Hospital Veterinário também temos a utilização de composteiras orgânicas para dar destinos aos dejetos e sobras de alimentos que seriam descartados no lixo comum. Além de criação de minhocas para produção de chorume e humos orgânicos.

Tanto trabalho também gera dados científicos e junto à Liga Acadêmica esses dados estão sendo publicados em congressos, melhorando o desempenho dos alunos tanto nas apresentações desses trabalhos científicos quanto na redação científica das equipes.



UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS ADAPTADAS AO CLIMA DO NORDESTE

Medicina Veterinária

Está sendo desenvolvida a montagem de sementeiras para desenvolvimento de projetos agropecuários junto ao Hospital Veterinário da Unileão. Nesse trabalho foram selecionadas plantas que apresentam potencial produtivo nas condições de semiárido do Nordeste brasileiro e estão em processo de multiplicação na Fazenda-Escola da Unileão.

Estão sendo utilizadas plantas como: BRS Capiaçu, variedade melhorada geneticamente pela EMBRAPA; Palma forrageira dos gêneros Nopalea e Opuntia; variedades de sorgo forrageiro, amendoim forrageiro e um híbrido natural da maniçoba e mandioca conhecido como Pornunça.

Outro trabalho realizado é a avaliação e acompanhamento de animais de produção característicos do semiárido ou adaptados ao clima. Os alunos estão conhecendo o manejo adaptativo desses animais, utilização de plantas como fitoterápicos e nutrição no setor produtivo e como podemos explorar o setor produtivo sem agredir o meio ambiente.

Os animais avaliados pelos alunos são ovinos da raça morada nova, caprinos da raça anglo nubiana, bovinos da raça gir e bovinos da raça sindi.



Atividade lúdica em comemoração ao Dia das Crianças

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia da Unileão, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEAS), promoveu uma atividade lúdica para as crianças atendidas pela Clínica-Escola da instituição.

A ação em comemoração ao Dia das Crianças contou com a participação dos membros do projeto de Sustentabilidade do curso de Fisioterapia, que foram responsáveis pela produção dos brinquedos feitos de materiais recicláveis entregues às crianças que participaram das atividades.



Descarte Consciente de Medicamentos: Um Cuidado à Saúde Física e Ambiental

Enfermagem

O Programa de Educação Ambiental (PEAS) do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) vem desenvolvendo ações do projeto de extensão “Descarte Consciente de Medicamentos: Um Cuidado à Saúde Física e Ambiental” na equipe 58 da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. As atividades contam com extensionistas voluntários e professores, e tem foco na saúde humana e na sustentabilidade.

O projeto realiza ações como rodas de conversa com a população sobre a temática, realização de visitas domiciliares na casa de idosos para orientação e recolhimento de medicamentos vencidos armazenados, confecção de depósitos para descarte de medicamentos vencidos trazidos pelas pessoas da unidade de saúde, entre outras atividades importantes para a promoção da saúde e cuidados com o meio ambiente.