AÇÕES SUSTENTÁVEIS DESENVOLVIDAS PELA UNILEÃO

ENERGIA SOLAR


O Brasil recebe um número de horas de brilho do Sol superior a 3000 horas por ano. Aqui no Nordeste, há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. Somos o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.

Com a premissa de ser uma instituição que atua com a consciência e o compromisso ambiental, assumindo uma política de práticas sustentáveis, a Unileão tem investido no aproveitamento da luz solar. O investimento vem gerando energia limpa e renovável.

A montagem do sistema fixo de energia solar Satrix iniciou em novembro de 2015. As placas solares começaram a funcionar em fevereiro de 2016 e produziram, naquele ano, 229.975 kWh de energia limpa.

Em 2017, a Unileão aderiu ao sistema heliotrópico de painéis móveis Autoterm, que capta melhor a luz solar por seguir a posição do Sol, imitando o “comportamento” de um girassol. A montagem do protótipo ocorreu em maio do mesmo ano, quando foram realizados os testes de produção. Em seguida, as demais placas foram adquiridas e as obras de instalação iniciadas em setembro de 2017, no campus Lagoa Seca.

O sistema móvel teve sua montagem e funcionamento do teste de carga iniciados no ano seguinte, em julho de 2018. A primeira fileira foi completamente instalada e começou a funcionar em setembro do mesmo ano.

As obras continuaram a todo vapor em 2019. As fileiras número dois e três de placas móveis foram totalmente instaladas nos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente. Até maio, a fileira de número seis foi montada e a instalação da fileira oito está em andamento, ambas próximas às construções do Complexo Esportivo da Unileão, onde será feito o uso da energia limpa proveniente das placas.

ECOEFICIÊNCIA

Estão sendo promovidas ações para a redução do uso de descartáveis na Instituição por meio de rodas de conversa com os colaboradores e por campanhas educativas. Há, também, o melhor aproveitamento do uso dos recursos como água, energia e papel, dentre outros, sempre na perspectiva de deixar um planeta melhor para as futuras gerações.

ÁGUA REUTILIZADA

A Unileão possui uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para reutilizar 12.000 litros de água diariamente. Em 2018, foram contabilizados 3.600.000 mil litros de água tratada e reutilizada para a irrigação de jardins e a limpeza do campus Lagoa Seca.

RECICLAGEM DE PAPEL

A política de separação do resíduo “papel” do lixo comum já é realidade na Unileão. A prática ocorre por meio da distribuição de recipientes apropriados em todos os setores da instituição, permitindo que o resíduo seja destinado à reciclagem. Para viabilizar isso, foi firmada uma parceria entre a IES e a Associação Engenho do Lixo, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Em 2018, a Unileão conseguiu separar do lixo comum o equivalente a 1.042 kg de papel, doados à associação para a reciclagem. Isso representa a preservação de até 90 árvores.

ECOPONTO

O Programa de Educação Social e Ambiental dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos (PEAS ADM/RH), em parceria com a empresa Sabão Juá, implantou um ecoponto para coleta de óleo de cozinha usado no campus Lagoa Seca.

O projeto o objetivo de trabalhar a gestão sustentável (social, ambiental e econômica) por meio da sensibilização, divulgação e compreensão dos riscos do óleo de cozinha jogado diretamente no meio ambiente.

Cada litro de óleo coletado será revertido em oitenta centavos, doados para o Núcleo de Apoio e Evangelização à Criança com Câncer (NAECC), instituição beneficente localizada em Juazeiro do Norte.