(88)99216-3040

AÇÕES SUSTENTÁVEIS DESENVOLVIDAS PELA UNILEÃO

COMPROMETIMENTO COM OS ODS:

ENERGIA SOLAR


O Brasil recebe um número de horas de brilho do Sol superior a 3000 horas por ano. Aqui no Nordeste, há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. Somos o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.

Com a premissa de ser uma instituição que atua com a consciência e o compromisso ambiental, assumindo uma política de práticas sustentáveis, a Unileão tem investido no aproveitamento da luz solar. O investimento vem gerando energia limpa e renovável.

A montagem do sistema fixo de energia solar Satrix iniciou em novembro de 2015. As placas solares começaram a funcionar em fevereiro de 2016 e produziram, naquele ano, 229.975 kWh de energia limpa.

Em 2017, a Unileão aderiu ao sistema heliotrópico de painéis móveis Autoterm, que capta melhor a luz solar por seguir a posição do Sol, imitando o “comportamento” de um girassol. A montagem do protótipo ocorreu em maio do mesmo ano, quando foram realizados os testes de produção. Em seguida, as demais placas foram adquiridas e as obras de instalação iniciadas em setembro de 2017, no campus Lagoa Seca.

O sistema móvel teve sua montagem e funcionamento do teste de carga iniciados no ano seguinte, em julho de 2018. A primeira fileira foi completamente instalada e começou a funcionar em setembro do mesmo ano.

As obras continuaram a todo vapor em 2019. Em 2020, o campus Lagoa Seca foi totalmente abastecido por energia solar.

ECOEFICIÊNCIA

Em meio a um ano atípico, a Unileão passou a ser completamente autossuficiente em energia elétrica. Apesar do isolamento social, a Instituição manteve campanhas de conscientização sobre a importância de redução do uso de descartáveis, dentre outras datas relacionadas à Sustentabilidade. As ações foram divulgadas e trabalhadas com colaboradores e comunidade acadêmica.

ÁGUA REUTILIZADA

A Unileão possui uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para reutilizar 12.000 litros de água diariamente. Em 2020, foram contabilizados 4.380.000 L de água tratada e reutilizada para irrigação de jardins, limpeza do campus e construção civil.

RECICLAGEM DE PAPEL

A política de separação do resíduo “papel” do lixo comum já é realidade na Unileão. A prática ocorre por meio da distribuição de recipientes apropriados em todos os setores da instituição, permitindo que o resíduo seja destinado à reciclagem. Para viabilizar isso, foi firmada uma parceria entre a Unileão e a Associação Engenho do Lixo, localizada em Juazeiro do Norte (CE). Só em 2018, foram separados do lixo comum o equivalente a 1.042 kg de papel, doados à Associação para a reciclagem, o que representa a preservação de até 90 árvores.

No ano de 2019, foram contabilizadas 2.322 kg, que significa que deixamos de cortar mais de 120 árvores. Seguindo a pegada em 2021, tivemos a digitalização dos documentos para a otimização dos ambientes de armazenamento e doamos mais de uma tonelada de papel que foi prensada pela empresa Arplast, segundo as normas ambientais e aprovação no CONSUNI. Com isso, no ano de 2020 doamos quase três toneladas de papel, obtendo para a natureza a preservação de mais de 200 árvores.

Retomamos as atividades normais e a utilização de papel reduziu, porque alguns processos permaneceram de forma digital. A parceria com a Associação Engenho do Lixo continua, assim como a parceria com a empresa de reciclagem Arplast. Neste ano atípico, assim como ocorreu em 2020, deixamos de utilizar cerca de duas mil toneladas porque os nossos processos de avaliação e atividades para os alunos passaram a ser por métodos tecnológicos, utilizando mídias digitais, inclusive nos processos avaliativos dos vestibulares.

ECOPONTO

O Programa de Educação Social e Ambiental dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos (PEAS ADM/RH), em parceria com a empresa Sabão Juá, implantou um ecoponto para coleta de óleo de cozinha usado no campus Lagoa Seca.

O projeto o objetivo de trabalhar a gestão sustentável (social, ambiental e econômica) por meio da sensibilização, divulgação e compreensão dos riscos do óleo de cozinha jogado diretamente no meio ambiente.

Cada litro de óleo coletado será revertido em oitenta centavos, doados para o Núcleo de Apoio e Evangelização à Criança com Câncer (NAECC), instituição beneficente localizada em Juazeiro do Norte.