GETEDeH tem artigo aprovado em revista de referência nacional

Trabalho é fruto de iniciação científica apoiada pela Copex da Unileão. O Grupo de Estudos do Treinamento Esportivo e Desempenho Humano (GETEDeH), do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), teve um artigo aceito para publicação na Revista Brasileira de Prescrição e […]

02/07/2019 00:00 am - Atualizado em 12/07/2019 14:24 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Trabalho é fruto de iniciação científica apoiada pela Copex da Unileão.

Grupo de Estudos do Treinamento Esportivo e Desempenho Humano (GETEDeH), do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), teve um artigo aceito para publicação na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX).

Intitulado “Resposta da pressão arterial após sessões de exercícios calistênicos em diferentes padrões de movimento”, o estudo é fruto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica e teve o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão. O objetivo do trabalho é verificar a resposta da

pressão arterial de homens jovens em resposta a diferentes tipos de exercícios calistênicos de alta intensidade, realizados durante nove minutos.

A autoria do artigo é do líder do GETEDeH, prof. Anderson Teixeira, com a coautoria da coordenadora dos cursos de Educação Física da Unileão, profa. Lara Bottcher, além dos demais integrantes do Grupo de Estudos, a profa. Loumaíra Carvalho e os alunos Karisia Monteira, Francisco Gutierry Silva e César Iúryk.

“Verificamos que esse tipo de exercício ajuda a reduzir a pressão arterial entre 20 e 50 minutos após a realização da sessão”, relatou o autor, prof. Anderson Teixeira. “O  resultado obtido tem importância clínica importante, uma vez que a redução da pressão arterial após a prática do exercício diminui em 17% o risco de um evento cardiovascular como, por exemplo, um AVC”, complementou.

O professor ressaltou, ainda, que esse foi um estudo piloto com resultados preliminares. Outro trabalho, mais completo sobre o tema, será submetido em breve.

Revista

A RBPFEX é um periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício. A revista tem periodicidade bimestral e publica artigos, pesquisas e estudos científicos de professores, estudantes e profissionais da área de Prescrição do Exercício Físico.