Unileão tem ações voltadas para a prevenção de acidentes no trabalho

Dia 27 de julho foi instituído como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A segurança do trabalho é um tema que necessita de atenção contínua. Por isso, além da campanha Abril Verde, o dia 27 de julho foi escolhido para ser o Dia Nacional de Prevenção de […]

26/07/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A segurança do trabalho é um tema que necessita de atenção contínua. Por isso, além da campanha Abril Verde, o dia 27 de julho foi escolhido para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as ações desse âmbito são geridas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A CIPA trata das condições do ambiente do trabalho e dos demais aspectos que podem afetar a saúde e a segurança do trabalhador na Unileão. Na Instituição, essa Comissão é composta por oito membros, sendo quatro representantes dos empregadores e quatro dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titular e suplentes.

Organizada internacionalmente, a CIPA foi criada em uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), após sugestão dos trabalhadores de diversos países que estavam presentes.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é uma ação anual organizada pela CIPA de diversas instituições. Na Unileão, o evento conta com dinâmicas e palestras de orientação, visando promover saúde e bem-estar ao trabalhador no ambiente de trabalho.

No mês de dezembro de 2018, a quarta edição da SIPAT ofereceu palestras sobre saúde bucal, educação financeira e saúde mental, além de atividades recreativas como futebol, pilates e zumba.

“Todos os anos as normas referentes à segurança e saúde no ambiente de trabalho recebem atualizações. Programas para a melhoria das condições de trabalho são criados, porém, os acidentes e doenças ainda têm retirado muitos trabalhadores das suas atividades. As empresas, os profissionais da área da Saúde e da Segurança do Trabalho e os trabalhadores precisam se doar mais para uma melhor conscientização no que diz respeito à prevenção”, ressaltou o técnico de Segurança do Trabalho da Unileão, Romério Araújo Feitosa.

Dados

No Brasil, os dados registrados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social, no ano de 2017, mostraram uma queda de 6,2% no índice de acidentes de trabalho, o que representa 549.405 acidentes. Em 2016, foram 585.626.

Histórico

Em 1972, o Banco Mundial decidiu cortar os financiamentos para o Brasil se o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, visto que era extremamente alto na época. Por isso, no dia 27 de julho daquele ano, foi implantado o Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de cem funcionários. Essa medida suscitou, também, a criação do Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, além de tornar obrigatória a existência de serviços de medicina do trabalho e segurança do trabalho nas empresas.