Unileão tem ações voltadas para a prevenção de doenças e acidentes de trabalho

Instituição adere à campanha do Abril Verde. Dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Ambiente de Trabalho. Nesse mesmo mês, é desenvolvida a campanha do Abril Verde, que visa difundir ações de prevenção de doenças e […]

04/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Instituição adere à campanha do Abril Verde.

Dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Ambiente de Trabalho. Nesse mesmo mês, é desenvolvida a campanha do Abril Verde, que visa difundir ações de prevenção de doenças e acidentes no trabalho. Engajada com a campanha e com o bem-estar dos seus funcionários, a Unileão promove a conscientização sobre a importância de se trabalhar em um ambiente seguro e saudável por meio de ações, palestras e discussões para os seus colaboradores.

As atividades do Centro Universitário são realizadas pelo Setor de Segurança do Trabalho e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar do tema, bem como das condições do ambiente do trabalho e de todos os demais aspectos que afetam a saúde e a segurança do trabalhador da empresa.

A CIPA surgiu a partir da Revolução Industrial, segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes. A Organização Internacional do Trabalho – OIT aprovou, em 1921, instrução para a criação de comitês de segurança para indústrias que tivessem em seus quadros funcionais pelos menos 25 trabalhadores.

A comissão é formada por representantes do empregador e dos empregados. Na Unileão, ela é composta por 24 membros, sendo 12 do empregador e 12 dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titulares e suplentes.

Uma das ações desenvolvidas pela CIPA da Instituição é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com dinâmicas e palestras de orientação visando a prevenção e a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.

A ação é anual e promove atividades diversas para os colaboradores. A quarta edição do evento aconteceu no mês de dezembro do ano passado e ofereceu palestras sobre saúde bucal, educação financeira e saúde mental. Também foram realizadas atividades recreativas como futebol, pilates e zumba.

Apesar de ser trabalhada em edições que acontecem ao final do ano, a SIPAT já deu início às atividades internas de 2019, como a sinalização de segurança, a acessibilidade em alguns pontos, a adequação nos laboratórios, entre outros serviços. Ao longo do ano, o instrumento de segurança estará organizando outras atividades, comunicados e ações que antecedem a sua quinta edição.

De acordo com Romério Araújo Feitosa, Técnico em Segurança do Trabalho da Unileão, os trabalhos em relação ao tema são intensos, sendo necessária a contínua conscientização de todos para que os resultados se aproximem do ideal.

“Todos os anos as normas referentes à segurança e saúde no ambiente de trabalho recebem atualizações. Programas para a melhoria das condições de trabalho são elaborados e implementados nas empresas, porém os acidentes e doenças ainda têm retirado muitos trabalhadores das suas atividades laborais. As empresas, os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho e os trabalhadores precisam se doar mais para uma melhor conscientização no que diz respeito à prevenção”, observou.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Ambiente de Trabalho foi instituído no Canadá pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por causa de um acidente que culminou na morte de 78 trabalhadores em uma mina na Virgínia, EUA, no ano de 1969.

O tema foi tornando-se tão relevante ao longo dos anos que, no Brasil, a Lei Nº 11.121 de maio de 2005 também instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho para o dia 28 de abril.

As ações de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, bem como a disponibilização de um local com condições que favoreçam a saúde e bem-estar do empregado podem reduzir os números de vítimas. No Brasil por exemplo, os últimos dados registrados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) da Previdência Social, em 2017, revelam uma queda de 6,2% no índice de acidentes de Trabalho, o que representa 549.405 acidentes. Em 2016, foram 585.626.