Fisioterapia Visual contribui na reabilitação da visão

Segunda quinta-feira do mês de outubro celebra o Dia Mundial da Visão. Celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Visão tem como objetivo promover o diálogo sobre cuidados com a saúde ocular e de chamar atenção da população para […]

10/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 13:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Segunda quinta-feira do mês de outubro celebra o Dia Mundial da Visão.

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Visão tem como objetivo promover o diálogo sobre cuidados com a saúde ocular e de chamar atenção da população para a prevenção como a melhor forma de evitar a cegueira. De acordo com a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Zildanê Cândido, a Fisioterapia Visual tem um papel de extrema importância na saúde do sistema ocular.

“A Fisioterapia Visual é uma área nova na matriz curricular da Fisioterapia e trabalha com a estimulação e reabilitação visual. Na criança que apresenta um déficit visual, por exemplo, a Fisioterapia vai estimular minimizando esse déficit, promovendo uma melhor visão. Assim como em pacientes que sofreram AVC ou qualquer patologia neurológica, a Fisioterapia atua reabilitando o máximo possível a visão dentro dos limites impostos pela patologia”, ressalta.

Na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, são ofertados serviços à comunidade no setor de Pediatria Oftalmológica. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, através da experiência prática no contexto de atividades de observação, atendimento e prática supervisionada.

Os atendimentos são feitos de forma gratuita por estudantes dos cursos de graduação em Fisioterapia sob a orientação dos supervisores, como componente curricular obrigatório.

Para obtenção de tratamento é necessário apresentar encaminhamento médico e realização de cadastro na Recepção da Clínica-Escola e aguardar o agendamento.

Dados

Conforme dados do primeiro relatório mundial sobre visão publicado nesta terça-feira (8) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão vivendo com deficiência visual por não receberem os cuidados dos quais necessitam para condições como miopia, hipermetropia, glaucoma e catarata.