Grupo de pesquisa dos cursos de Educação Física da Unileão tem artigos publicados na Revista Biomotriz

Estudos foram produzidos por docentes, aluna e egressas do curso. O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFS), dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), publicou dois artigos na Revista Biomotriz: “Estágios de mudança […]

10/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 13:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudos foram produzidos por docentes, aluna e egressas do curso.

O Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFS), dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), publicou dois artigos na Revista Biomotriz: “Estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes escolares” e “Força e equilíbrio em idosos sedentários e ativos”.

O artigo “Estágios de mudança de comportamento para atividade física em adolescentes escolares” foi produzido pelos membros do GPAFS: professores Marcos Antônio Araújo Bezerra, Cícero Idelvan de Morais, Cícero Rodrigo da Silva e Renan Costa Vanali. O trabalho também foi produzido pela aluna do 8º semestre de Licenciatura em Educação Física Priscyla Verlânia Barbosa e pela egressa da graduação Gabriela Gomes de Oliveira.

O estudo avaliou 301 adolescentes do gênero masculino e feminino que estudam em escolas públicas da rede estadual do Ceará, especificamente no município de Juazeiro do Norte. Segundo os docentes que participaram da pesquisa, os resultados apontam que os estudantes estão dentro dos estágios de mudança de comportamento caracterizados como Preparação (37,9%) e Contemplação (34,2%).

O outro trabalho publicado, intitulado “Força e equilíbrio em idosos sedentários e ativos”, foi fruto de uma orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa Carliane Martins Pinheiro. O trabalho foi orientado pela coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Unileão e orientadora do projeto de Iniciação Científica, profa. Lara Belmudes Bottcher.

O prof. Marcos Bezerra e o professor da FVS Cicero Cleber Brito contribuíram com a parte estatística da pesquisa, que teve como objetivo identificar os níveis de força e o equilíbrio de idosos sedentários e ativos em Juazeiro do Norte.

Revista Biomotriz

A Biomotriz é uma revista para publicação de trabalhos científicos originais e revisões nas áreas da Educação Física, Fisioterapia, Educação, Ensino, Saúde Coletiva e demais temas interdisciplinares. Sua periodicidade é trimestral e o prazo de avaliação de artigos é de quatro semanas.