Unileão parabeniza fisioterapeutas pelo dia 13 de outubro

Data foi instituída oficialmente em 2015. No Brasil, o Dia do Fisioterapeuta é comemorado em 13 de outubro. Esse profissional possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial também na promoção de saúde, prevenção de lesões graves e melhora da qualidade de […]

11/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 13:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Data foi instituída oficialmente em 2015.

No Brasil, o Dia do Fisioterapeuta é comemorado em 13 de outubro. Esse profissional possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial também na promoção de saúde, prevenção de lesões graves e melhora da qualidade de vida. A atuação desse profissional vem ampliando sua contribuição no cenário da Perícia Fisioterapêutica, Saúde da Mulher, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Saúde do Trabalhador e Fisioterapia Oftalmológica.

A Unileão proporciona aos acadêmicos a vivência na área através da Clínica-Escola de Fisioterapia, considerada um dos centros de referência no estado do Ceará e no Nordeste.

Atualmente são realizados no espaço cerca de 2.300 atendimentos por mês. Os setores atendidos são: Cardiorrespiratória, Dermatofuncional, Hidroterapia, Neurofuncional, Pediatria Motora, Pediatria Respiratória, Fisioterapia Oftalmológica, Traumato-ortopedia, Reumatologia, Urogineco e Obstetrícia.

Os pacientes são encaminhados pela rede pública e privada de saúde dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como pelas cidades circunvizinhas. Os atendimentos são ofertados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Além do suporte aos projetos de extensão voltados à comunidade na área da Fisioterapia, a Clínica-Escola trabalha integrada às áreas de pesquisa e ensino da Unileão. Os atendimentos são feitos de forma gratuita por estudantes supervisionados por preceptores e fazem parte de um componente curricular obrigatório.

IX Confic

O curso também promove diversos eventos científicos que estimulam o intercâmbio de conhecimento, como o Congresso de Fisioterapia do Cariri (Confic), que chega a sua 9ª edição e tem o intuito de realizar a integração de discentes, egressos e profissionais da área da Fisioterapia. O IX Confic acontecerá nos dias 22 a 25 de outubro.

O evento contará com palestras, minicursos, hands-on e apresentação de trabalhos, além da presença de palestrantes renomados que contribuirão para o desenvolvimento da profissão e o fomento da pesquisa científica na região caririense.

As inscrições para o Confic estão abertas e podem ser realizadas de forma on-line, por meio deste link.

I Encontro de Egressos do curso de Fisioterapia

Para relembrar os bons momentos da graduação, onde são vivenciadas grandes conquistas e estabelecidas amizades que permanecem por toda a vida, será realizado o I Encontro de Egressos do curso de Fisioterapia da Unileão. A atividade, que integra a programação do IX Confic, ocorrerá no dia 23 de outubro, a partir das 8h, no campus Lagoa Seca. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line, através deste link.

Dia do Fisioterapeuta

Em janeiro de 2015, a Lei nº 13.084 foi sancionada e instituiu oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Mas a regulamentação desses profissionais no Brasil se deu através do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969. Além dessas datas, também foi decretada a Lei nº 6316, no ano de 1975, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.