Unileão parabeniza professores pela grandeza de ensinar e transformar vidas

Dia do Professor é comemorado nacionalmente em 15 de outubro. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) parabeniza todos os docentes pelo dia 15 de outubro. A Instituição acredita que o professor é imprescindível para a construção e consolidação de um país melhor em todas […]

15/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 13:08 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dia do Professor é comemorado nacionalmente em 15 de outubro.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) parabeniza todos os docentes pelo dia 15 de outubro. A Instituição acredita que o professor é imprescindível para a construção e consolidação de um país melhor em todas as áreas da sociedade. O ato de ensinar exige comprometimento, dedicação e amor. Compartilhar conhecimento é uma missão desafiadora e vai muito além da explicação de teorias e conteúdos.

Na Unileão, os professores assumem o desafio de relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão no dia a dia das salas de aula e nos projetos que vão até a comunidade.

O prof. Reginaldo Nascimento, que trabalha na Instituição há mais de 10 anos, afirma que a atividade docente tem um papel fundamental no processo de transformação da sociedade. “O professor inaugura um novo mundo na vida do estudante durante cada aula. Possibilita as condições pedagógicas adequadas para consolidar um processo de autonomia e liberdade”, ressalta.

Conforme o docente, o seu maior estímulo para continuar na missão de lecionar é ter possibilidade de transformar vidas pela educação. “Ser professor na Unileão é sentir que a identidade docente permanece em constante atualização. Considero que a instituição possibilita sentir a alegria de ser um eterno aprendiz da prática docente”, finaliza.

Dia do Professor

A data do Dia do Professor teve origem em 15 de outubro de 1827, quando Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

Em 1947, 120 anos depois do decreto, professores paulistas tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar a data e assim iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.