Unileão parabeniza cirurgiões-dentistas pelo dia 25 de outubro

Data é uma homenagem à criação do curso de Odontologia no Brasil. Dedicado a cuidar tanto da estética quanto da qualidade da saúde bucal das pessoas, o cirurgião-dentista comemora nacionalmente o seu dia nesta sexta-feira (25), data que ficou conhecida também como o Dia Nacional […]

24/10/2019 00:00 am - Atualizado em 31/10/2019 15:39 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Data é uma homenagem à criação do curso de Odontologia no Brasil.

Dedicado a cuidar tanto da estética quanto da qualidade da saúde bucal das pessoas, o cirurgião-dentista comemora nacionalmente o seu dia nesta sexta-feira (25), data que ficou conhecida também como o Dia Nacional da Saúde Bucal. Esse profissional é reconhecido pela importância das suas atividades, que vão desde a orientação sobre a higiene bucal e cuidados para prevenção de várias doenças que acometem a cavidade bucal e a face, até tratamentos em casos mais complexos, que envolvem intervenções cirúrgicas e protéticas.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a graduação em Odontologia proporciona aos acadêmicos a vivência na área por meio da Clínica Escola de Odontologia, que oferece serviços gratuitos à comunidade.

O atendimento é realizado inicialmente por uma triagem que, por meio de uma avaliação clínica e radiográfica verifica a necessidade de tratamento odontológico de cada paciente. Os atendimentos são feitos pelos estudantes, sob a orientação de professores com vasta experiência na docência e de atuação no consultório.

Na Clínica Escola de Odontologia, são oferecidos serviços nas áreas de dentística restauradora, periodontia, prótese, endodontia, cirurgia, estomatologia e atendimento odontológico infantil. O local também conta com uma Clínica de Imagenologia que conta com equipamentos modernos de radiologia digital. Os atendimentos no espaço acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

I Congresso e VIII Jornada de Odontologia

Entre os dias 29 e 30 de outubro, o curso de Odontologia da Unileão realizará o I Congresso de Odontologia – VIII Jornada de Odontologia da Unileão, a partir das 8h, no campus Lagoa Seca da Instituição. O evento celebrará o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e será destinado a alunos e profissionais da área.

O evento tem como objetivo permitir a troca de informações científicas e o aprendizado nas diversas áreas da Odontologia, bem como atualizar os alunos e profissionais sobre temas relevantes na área. Os participantes poderão submeter trabalhos para apresentação na forma de painéis.

A participação no Congresso corresponderá a uma certificação certificado de 20 horas em atividades complementares. A programação completa e os formulários para a inscrição no Congresso e para apresentação de trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Dia Nacional do Cirurgião-Dentista

A data teve origem no dia 25 de outubro de 1884, quando o Decreto de Lei Nº 9.311 deu origem aos primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou a data de publicação do decreto para a comemoração do Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, de forma a homenagear a criação do curso no país.