Projeto do curso de Enfermagem da Unileão leva educação em Saúde para crianças de Juazeiro do Norte

Tema “parasitoses” foi trabalhado com crianças de 10 e 11 anos da EEF Demóstenes Ratts Barbosa. As parasitoses podem ser definidas como infecções causadas por parasitas, sendo um sério problema de Saúde Pública. Sabendo que a educação em Saúde é uma estratégia fundamental na prevenção […]

28/10/2019 00:00 am - Atualizado em 30/10/2019 12:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

As parasitoses podem ser definidas como infecções causadas por parasitas, sendo um sério problema de Saúde Pública. Sabendo que a educação em Saúde é uma estratégia fundamental na prevenção desses casos, os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizaram, entre os meses de agosto e setembro de 2019, o projeto Cuidados com a Criança: higienização das mãos para a prevenção de parasitoses.

As ações ocorreram na EEF Demóstenes Ratts Barbosa, localizada em Juazeiro do Norte. Durante os encontros, as crianças puderam aprender sobre os tipos de parasitoses, as formas de se contrair as infecções, as atitudes de prevenção e os tipos de tratamento. Todos os assuntos foram trabalhados de maneira lúdica, com desenhos e brincadeiras.

“Foi notável o entusiasmo das crianças sobre o assunto e no decorrer das intervenções”, comenta a preceptora Maria do Socorro, orientadora do projeto de extensão. “A ação pôde oferecer aos acadêmicos uma oportunidade de trabalhar a promoção da Saúde, uma das estratégias mais importante para a redução no número de crianças atingidas pelas parasitoses, bem como ajudou a contribuir para a formação das crianças, tornando-as multiplicadoras de conhecimento em suas famílias e comunidades”, acrescenta.