(88)99216-3040

Unileão conscientiza comunidade acadêmica quanto a práticas sustentáveis no consumo de energia elétrica

Objetivo é incentivar atitudes que contribuam com o meio ambiente pela redução no desperdício de energia. A perpetuação da espécie humana no planeta passa necessariamente pelo cuidado com o meio ambiente e pela adoção de práticas sustentáveis que respeitem a limitação de recursos disponíveis na […]

01/11/2019 08:57 am - Atualizado em 01/11/2019 09:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Objetivo é incentivar atitudes que contribuam com o meio ambiente pela redução no desperdício de energia.

A perpetuação da espécie humana no planeta passa necessariamente pelo cuidado com o meio ambiente e pela adoção de práticas sustentáveis que respeitem a limitação de recursos disponíveis na natureza. Atuando com uma política de sustentabilidade séria, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) produz energia limpa e renovável em uma quantidade que representa grande parte do seu consumo de energia.

Entre os anos de 2016 e 2019, a Instituição teve um crescimento de cerca de 89% na produção de energia solar. No entanto, para que os objetivos de desenvolvimento sustentável da Instituição sejam alcançados, é preciso que toda a comunidade acadêmica contribua por meio de práticas sustentáveis.

De acordo com a profa. Ana Isabel Calixto, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, é preciso praticar o uso consciente para que não falte recursos para as gerações futuras.

“Na Unileão, nós utilizamos a energia solar, que não causa impacto ao meio ambiente nem à sociedade, mas nós não podemos desperdiçá-la. Temos que ser ecoeficientes, ou seja, usarmos a energia de forma inteligente, maximizando sua eficiência”, ressalta.

Produção e consumo de energia solar

Os três campi da Unileão: Lagoa Seca, Crajubar e Saúde, consomem anualmente em torno de 1 milhão e 500 mil kWh, mas, segundo o engenheiro Marcos Vinicius, gerente de Manutenção e Projetos da Instituição, uma boa parte desse consumo pode ser reduzida com a participação e o engajamento de toda a comunidade acadêmica.

Marcos Vinicius acrescenta que a meta para 2020 é que o consumo de energia na Unileão seja reduzido em pelo menos 20%, podendo chegar a 30% de economia nos gastos com a operacionalização da Instituição. “Isso é possível se for evitado o desperdício de energia com a adoção de atitudes simples, como as pessoas não deixarem aparelhos ligados quando não estão usando, por exemplo”, disse.

Confira algumas práticas sustentáveis que fazem a diferença no consumo de energia:

  • Use as bibliotecas dos campi para estudar, temos espaços reservados e confortáveis;
  • Deixe sempre fechadas as portas das salas, laboratórios e auditórios, evitando o desperdício de energia gerada pelos ares condicionados;
  • Mantenha luz, ares condicionados e aparelhos eletrônicos desligados nos ambientes desocupados;
  • Desligue o monitor do computador em períodos de ausência maior que 15 minutos.

COMPARTILHE: