Unileão suspende funcionamento no Dia de Finados

Apenas o Complexo Esportivo da Instituição funcionará no feriado, devido ao encerramento das Olimpíadas Universitárias Unileão 2019. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) informa que neste sábado (2), data em que se celebra o Dia de Finados, as atividades serão suspensas em todos os […]

01/11/2019 09:08 am - Atualizado em 01/11/2019 09:09 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) informa que neste sábado (2), data em que se celebra o Dia de Finados, as atividades serão suspensas em todos os campi da Instituição.

Nessa data, apenas o Complexo Esportivo, que fica no campus Lagoa Seca, estará funcionando. No local, acontecerá o encerramento das Olimpíadas Universitárias Unileão 2019.

Na segunda-feira (4), o funcionamento das unidades voltará ao normal.

Finados

O Dia de Finados é dedicado à memória dos mortos. A data foi popularizada no Ocidente pela tradição católica, que costuma celebrar a ocasião com rezas pelas almas dos falecidos. O ato de rezar pelos mortos é uma prática que acompanha a humanidade há séculos e está presente em diversas culturas, porém, foi a partir do Século X que a oração virou tradição no Ocidente.

A escolha da data foi influenciada pelo Dia de Todos os Santos, celebrado um dia antes e voltado àqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça.

Em Juazeiro do Norte, a data é marcada pela Romaria de Finados. Milhares de fiéis fazem suas orações, acendem velas e visitam o túmulo do Padre Cícero na Capela do Perpétuo Socorro. Essa manifestação religiosa é considerada uma das maiores da cidade e faz parte das celebrações populares do país.