Unileão distribui mais de 100 mudas de plantas em 2019

Iniciativa faz parte da agenda do Núcleo de Sustentabilidade da Instituição. Como forma de auxiliar na redução das consequências do desmatamento no país, o Núcleo de Sustentabilidade da Unileão realizou, com as turmas ingressantes do semestre 2019.2 de todos os cursos, uma ação de plantio […]

04/11/2019 10:26 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Iniciativa faz parte da agenda do Núcleo de Sustentabilidade da Instituição.

Como forma de auxiliar na redução das consequências do desmatamento no país, o Núcleo de Sustentabilidade da Unileão realizou, com as turmas ingressantes do semestre 2019.2 de todos os cursos, uma ação de plantio de mudas nos três campi da Instituição. Além do plantio na Unileão, foram distribuídas mais de cem mudas de árvores em diferentes ações.

Cada curso recebeu uma muda de planta. No total, foram plantadas 14 mudas nos terrenos do Centro Universitário. “Sabemos que essa atitude isolada não salvará o planeta, mas o importante é plantarmos a ideia”, comenta a profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade e do Programa de Educação Ambiental e Social (Peas) da Instituição.

Essas não foram as únicas plantas distribuídas pela Unileão no ano de 2019. “Cada escola que nos visitou esse ano recebeu uma planta para colocar na sua instituição. Foram mais de 100 mudas distribuídas, que serão plantadas por todo o interior do Ceará”, completa a docente.

São ações como essas que fazem da Unileão um Centro Universitário voltado para o futuro. “Essa iniciativa de plantio, não somente nos terrenos da Instituição, aumentará nos próximos anos”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade.

Por que devemos preservar as árvores?

As florestas são essenciais à vida. É a partir delas que ocorrem processos como os de purificação do ar e da água, além de serem o habitat de pelo menos 80% das espécies terrestres do nosso planeta. Nesse cenário, o desmatamento é um dos maiores desafios da atualidade, pondo em risco a diversidade biológica e o aumento catastrófico das taxas de emissões de carbono no globo.

Segundo o World Resources, Juazeiro do Norte está entre as 189 cidades que entrarão em processo de escassez de água e de estresse hídrico nos próximos anos. “Nossas águas são subterrâneas. Só terremos água se protegermos o solo e só se protege com cobertura vegetal”, enfatiza a profa. Ana Isabel.

Na Unileão, o comprometimento com o desenvolvimento sustentável é coisa séria. Por meio do Núcleo de Sustentabilidade e do Peas são desenvolvidas diversas ações voltadas para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável do Cariri. Além disso, a estrutura do Centro Universitário conta com placas solares, estação de reaproveitamento de água e pontos de coleta de lixo reciclável.