Estudante de Fisioterapia da Unileão participa de publicação em livro científico

Aluno publicou capítulo sobre a importância da espiritualidade na vida dos pacientes em hemodiálise. O aluno do 8º semestre do curso de Fisioterapia da Unileão Leonardo Feitosa, em parceria com docentes de outras instituições, participou da publicação de dois capítulos do livro “Alicerces e Adversidades das […]

05/11/2019 09:02 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O aluno do 8º semestre do curso de Fisioterapia da Unileão Leonardo Feitosa, em parceria com docentes de outras instituições, participou da publicação de dois capítulos do livro “Alicerces e Adversidades das Ciências da Saúde no Brasil – volume 2”, da Atena Editora.

O estudante publicou o capítulo 16, intitulado “Importância da espiritualidade na qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento hemodialítico”, que teve como objetivo realizar uma revisão na literatura acerca da importância da espiritualidade na vida dos pacientes em hemodiálise.

“Sabe-se que o processo de hemodiálise é um procedimento exaustivo que leva em torno de três a quatro horas em dias intercalados, cerca de três vezes por semana. Com isso, há o esgotamento físico e emocional desses pacientes. Então, a espiritualidade vem como um recurso interno, a fim de contribuir para a continuação do tratamento, aceitação da doença e um sentido de vida”, explica o discente.

O aluno foi, ainda, coautor do capítulo 15, que trata da temática “Educação em Saúde – sensibilização sobre o câncer de mama e de colo do útero: um relato de experiência”. O trabalho teve o intuito de relatar o desenvolvimento de uma ação de conscientização acerca da prevenção de câncer de mama e de colo do útero para cuidadores de idosos.

“A participação em campanhas de promoção da saúde é de grande relevância aos acadêmicos e à população, tendo em vista que a disseminação de informações sobre o câncer de mama e de colo do útero favorece o diagnóstico precoce e, consequentemente, eleva o prognóstico dessas doenças”, ressalta Leonardo Feitosa.

A coleção de livros “Alicerces e Adversidades das Ciências da Saúde no Brasil” é composta de cinco volumes e tem como foco as bases e as interfaces multidisciplinares dos trabalhos desenvolvidos em diversos locais do país.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.