Unileão promove conscientização sobre cuidados com a saúde do homem no mês de novembro

Laboratório-Escola de Biomedicina realiza exames especializados gratuitamente em alusão à campanha do Novembro Azul. Em alusão à campanha do Novembro Azul, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem, inclusive em relação ao câncer de […]

08/11/2019 09:53 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em alusão à campanha do Novembro Azul, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem, inclusive em relação ao câncer de próstata. Esse movimento global teve origem na Austrália, com o intuito de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que acometem a população masculina.

A realização de exames regulares é essencial para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os que precisam ser realizados com frequência, se pode destacar os seguintes testes e exames: verificação da pressão arterial; hemograma e testes de urina; teste de glicemia para prevenção de diabetes; atualização da carteira vacinal; verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

Na Unileão, o Laboratório-Escola de Biomedicina oferece à população alguns desses exames especializados de forma gratuita. Professores e estudantes do curso realizam atendimentos nas áreas de: Bioquímica; Parasitologia; Hematologia; Uroanálises e Fluidos Biológicos; Microbiologia e Imunologia.

Os atendimentos podem ser marcados na Clínica-Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, mediante encaminhamento médico e sujeito à disponibilidade de vagas.

Por ano são atendidos em média 1.600 pacientes e realizados quase 10 mil exames. O Laboratório-Escola de Análises Clínicas da Unileão começou a ser avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em 2014 e, desde então, obtém todos os anos a classificação “Excelente” como avaliação de desempenho.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina. A maior porcentagem de pessoas afetadas pela doença são homens a partir dos 50 anos, que sofrem com a obesidade, além de pessoas com histórico familiar de câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, mais de 90% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento. Por isso, a única forma de garantir a cura da doença é por meio do diagnóstico precoce.

Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.