(88)99216-3040

Professores e egressos do curso de ADS da Unileão desenvolvem aplicativo para ajudar no combate à violência

Aplicativo é monitorado pela Patrulha Maria da Penha, em Juazeiro do Norte. Com o objetivo de ajudar a população no combate à violência, foi desenvolvido pelos professores Renata Kalina, Hérlon Cortez e pelos egressos Clice Romão, Luana Moura, Lucas Costa e Dávillo Aurélio do curso […]

11/11/2019 12:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Aplicativo é monitorado pela Patrulha Maria da Penha, em Juazeiro do Norte.

Com o objetivo de ajudar a população no combate à violência, foi desenvolvido pelos professores Renata Kalina, Hérlon Cortez e pelos egressos Clice Romão, Luana Moura, Lucas Costa e Dávillo Aurélio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão um aplicativo de celular, fruto da Iniciação Científica.

O app Shout Denúncias realiza o registro de casos de violência contra a mulher, homofobia, abuso, racismo, maus tratos e medidas protetivas. O usuário não é identificado ao registrar uma ocorrência, sendo o anonimato das informações enviadas preservado. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Para a egressa do curso Clice Romão, o app tem o intuito de facilitar a denúncia de um dos problemas que acontece em todos os locais do mundo, que é a violência. “Foi interessante porque fizemos pesquisas e buscamos entender como temos que atender esse problema para melhor solucioná-lo. Eu ajudei a desenvolver o sistema web, que é onde os órgãos públicos tem acesso às denúncias e, a partir disso, conseguem verificar qual o caso, saber o local e horário da denúncia para, então, atender esses chamados”, conta.

O app Shout Denúncias foi implantado inicialmente em Farias Brito, onde registrou algumas ocorrências. Atualmente, ele está disponível para todo o Brasil, mas, no momento, é acompanhado por órgãos públicos apenas em Juazeiro do Norte. No município, o app é monitorado pela Patrulha Maria da Penha, que atua no combate à agressão contra mulheres com medida preventiva.

“O aplicativo tem sido amplamente utilizado pelas mulheres que possuem medida protetiva, pois a Secretaria Municipal de Segurança Pública já tem dados sobre as ocorrências de Juazeiro do Norte e, futuramente, esses dados serão utilizados para fins de pesquisa sobre a efetividade dos atendimentos da Patrulha Maria da Penha”, afirma a profa. Renata Kalina.

De acordo com o professor Hérlon Cortez, devido sua abrangência e facilidade de uso, o aplicativo já recebeu denúncias de vários estados, e a expectativa é que, posteriormente, ele possa ser mapeado para outros locais e usado por outros órgãos públicos.

“Sem divulgação o aplicativo está sendo usado pelo país quase todo. Então, estamos trabalhando para que outros órgãos também possam receber essa base de dados. Começamos agora com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, de forma mais consistente, em um teste piloto, e estamos mapeando ele justamente para buscar mais informações e expandir para outros órgãos”, ressalta.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha foi implantada em Juazeiro do Norte no mês de setembro. O projeto consiste no patrulhamento, que é feito pela Guarda Civil Metropolitana, para combater e prevenir a reincidência de casos de violência às vítimas com medidas protetivas concedidas pela Justiça, conforme prevê a Lei Maria da Penha.


COMPARTILHE: