Unileão conscientiza comunidade acadêmica para a prevenção do diabetes

Instituição promove campanha em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14). Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) alerta para os riscos e as complicações que a doença pode causar, […]

14/11/2019 10:32 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) alerta para os riscos e as complicações que a doença pode causar, como: alta mortalidade por doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Para diagnosticar a doença, o exame de glicose é considerado o principal teste para verificar a quantidade de açúcar no sangue e deve ser feito regularmente, sobretudo pelas pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença.

Na Unileão, o Laboratório-Escola de Biomedicina oferta gratuitamente à população do Cariri o teste de glicemia para diagnóstico de diabetes. Os atendimentos podem ser marcados na Clínica-Escola da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, mediante encaminhamento médico e sujeito à disponibilidade de vagas.

Por ano são atendidos em média 1.600 pacientes e realizados quase 10 mil exames no Laboratório-Escola de Biomedicina da Unileão. O equipamento começou a ser avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em 2014 e, desde então, obtém todos os anos a classificação “Excelente” como avaliação de desempenho.

Combate ao diabetes

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias); e manter o peso controlado.

Além da ausência de hábitos saudáveis e dos fatores genéticos, existem outros agravantes que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Confira abaixo os agravantes:

• Diagnóstico de pré-diabetes;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
  • Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
  • Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;
  • Doenças renais crônicas;
  • Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
  • Apneia do sono;
  • Uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.

Dados

A campanha de conscientização sobre a doença foi criada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1991.

De acordo com a IDF, mais de 14,5 milhões de brasileiros tem diabetes, o que coloca o Brasil em 4º lugar no ranking dos países com o maior número de casos. Além disso, dados do Ministério da Saúde revelam que a taxa de incidência da doença cresceu 62,8% nos últimos dez anos, tendo aumento 58% entre os homens.