Unileão parabeniza biomédicos pelo dia 20 de novembro

Data foi instituída oficialmente em 2006. O Dia do Biomédico é comemorado anualmente no Brasil em 20 de novembro. A data homenageia o profissional de Biomedicina que tem uma atuação no mercado ligada, principalmente, a institutos de pesquisa, mas com uma ampla variedade de especializações. Diante disso, o biomédico pode desenvolver sua carreira em áreas […]

20/11/2019 10:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Data foi instituída oficialmente em 2006.

O Dia do Biomédico é comemorado anualmente no Brasil em 20 de novembro. A data homenageia o profissional de Biomedicina que tem uma atuação no mercado ligada, principalmente, a institutos de pesquisa, mas com uma ampla variedade de especializações. Diante disso, o biomédico pode desenvolver sua carreira em áreas que vão além da Saúde, como Meio Ambiente e Alimentação.

Na Unileão, o curso de Biomedicina possibilita que todas as práticas de disciplinas básicas e clínicas sejam realizadas pelos estudantes nos laboratórios e na Clínica-Escola, o que oportuniza os estágios curriculares do curso. Nos laboratórios da Instituição é possível extrair e amplificar DNA, entre outras práticas necessárias para a formação do biomédico.

Com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica e de vida dos estudantes, o curso incentiva a produção científica e, atualmente, conta com sete ligas acadêmicas: Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica; Liga Acadêmica de Hematologia Clínica; Liga Acadêmica de Farmacologia; Liga Acadêmica de Biomedicina Estética; Liga Acadêmica de Infectologia e Doenças Parasitárias; Liga Acadêmica de Imunologia; e Liga Acadêmica de Biologia e Genética Molecular.

Laboratório-Escola de Biomedicina

O Laboratório-Escola de Biomedicina da Unileão oferece à população exames especializados de forma gratuita. Professores e estudantes do curso realizam atendimentos nas áreas de: Bioquímica; Parasitologia; Hematologia; Uroanálises e Fluidos Biológicos; e Microbiologia e Imunologia.

Os atendimentos podem ser marcados na Clínica-Escola, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, mediante encaminhamento médico e sujeito à disponibilidade de vagas.

O espaço localizado na Clínica-Escola da Instituição atende em média 1.600 pacientes e realiza quase 10 mil exames por ano. O Laboratório-Escola de Análises Clínicas da Unileão começou a ser avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em 2014 e, desde então, obtém todos os anos a classificação “Excelente” como avaliação de desempenho.

Origem da data

O dia 20 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional do Biomédico pelo Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006. A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, por meio do Projeto de Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.