Unileão promove evento de valorização da cultura negra

Atividades ocorrem em 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A data de 20 de novembro é marcada no Brasil pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio do seu curso de Serviço […]

20/11/2019 17:46 pm - Atualizado em 21/11/2019 13:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Atividades ocorrem em 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

A data de 20 de novembro é marcada no Brasil pelo Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio do seu curso de Serviço Social, promoverá o I Caldeirão Cultural Afro-Brasileiro: Um Resgate da Herança Negra. A atividade terá o objetivo de promover a valorização da cultura negra.

A programação do evento terá início a partir das 18h20, com uma roda de capoeira no pátio do campus Crajubar. Em seguida, haverá oficinas em salas de aula sobre abayomi, tranças e turbantes, apresentação das religiões de matriz africana e danças. Por fim, serão abordadas, pelos membros do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social da Unileão, as implicações do racismo para a população negra no Brasil.

Igualdade racial

A Unileão tem um compromisso com causas que buscam a justiça social. A Instituição é uma das parceiras do Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (NEPIR/SEDEST), que colabora na construção de políticas públicas em Juazeiro do Norte nesse âmbito e dar apoio na aquisição de estrutura para eventos educativos, como no caso da X Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, da realização do I Seminário de Promoção da Igualdade Racial e da Pauta Preta, roda de conversa mensal que acontece periodicamente sobre a temática.

A Instituição contribui, ainda, na construção e proposição de políticas públicas sustentáveis com participação em assento efetivo no Primeiro Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Comira), representados pelos professores Ivancildo Ferreira e Alyne Andrelyna, ambos do curso de Direito da Unileão e pesquisadores na área de Direitos Humanos.

NPJ Itinerante

A Unileão, por meio dos seus cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, realiza o projeto NPJ Itinerante, que tem o intuito de levar aos espaços das religiões de matriz africana atividades educativas para as comunidades e a oferta de serviços do Núcleo de Prática Jurídica da Unileão, como mediação de conflitos e orientação jurídica.

Nessas oportunidades, alunos do curso de Direito também elaboram um estatuto que serve de base no processo de regularização jurídica de religiões de matrizes indígena e africana, de modo que os grupos atendidos possam se cadastrar no município como organizações religiosas.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido por meio da Lei nº 12.519, do dia 10 de novembro de 2011. Essa lei não transformou a data em feriado nacional, sendo assim, a norma depende dos governos de cada estado e município para promover efeitos de paralisação de serviços. No Ceará, apenas duas cidades oficializaram a data como feriado neste ano: Aracati e Redenção.

A data homenageia Zumbi dos Palmares, um pernambucano que morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 20 de novembro de 1695, e tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.