Cursos da Unileão estimulam o combate à violência contra a mulher

Instituição lembra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. A data 25 de novembro é marcada pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Essa data lembra milhares de mulheres que sofrem diariamente com maus tratos e que […]

25/11/2019 11:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A data 25 de novembro é marcada pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Essa data lembra milhares de mulheres que sofrem diariamente com maus tratos e que são assassinadas em todo o mundo apenas por serem mulheres. Diante dessa realidade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem o compromisso de incentivar o debate sobre o tema e propor estratégias e soluções de combate à violência contra a mulher.

Para ajudar as vítimas de violência, os professores Hérlon Cortez e Renata Kalina, e os egressos Clice Romão, Luana Moura, Lucas Costa e Dávillo Aurélio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão desenvolveram o aplicativo de celular Shout Denúncias, fruto da Iniciação Científica.

O aplicativo realiza o registro de casos de violência contra a mulher e, em Juazeiro do Norte, ele é monitorado pela Patrulha Maria da Penha. O projeto consiste no patrulhamento, que é feito pela Guarda Civil Metropolitana, para combater e prevenir a reincidência de casos de violência às vítimas com medidas protetivas concedidas pela Justiça, conforme prevê a Lei Maria da Penha.

O usuário não é identificado ao registrar uma ocorrência, sendo o anonimato das informações enviadas preservado. O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional Android.

“O aplicativo tem sido amplamente utilizado pelas mulheres que possuem medida protetiva, pois a Secretaria Municipal de Segurança Pública já tem dados sobre as ocorrências de Juazeiro do Norte e, futuramente, esses dados serão utilizados para fins de pesquisa sobre a efetividade dos atendimentos da Patrulha Maria da Penha”, afirma a profa. Renata Kalina.

Fórum de Direitos Humanos

Na Unileão, o curso de Serviço Social promove o Fórum de Direitos Humanos com o intuito de discutir as manifestações, opiniões e a consolidação de políticas públicas para os grupos minoritários da sociedade, como as mulheres, os negros e os LGBT+.

Na sua quinta edição, realizada em setembro deste ano, o Fórum abordou uma discussão ampla, ética e reflexiva sobre a violência de gênero e suas vertentes, trazendo para o meio acadêmico as possibilidades de atuação na defesa dos direitos das mulheres.

Origem da data

Desde 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por soluções para problemas sociais na República Dominicana.