Unileão conscientiza para cuidados com a saúde mental

Instituição tem iniciativas voltadas para a promoção da saúde mental durante todo o ano. Implantada no Brasil por um grupo de psicólogos de Minas Gerais no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como a maior do mundo em prol da construção de […]

08/01/2020 10:25 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Implantada no Brasil por um grupo de psicólogos de Minas Gerais no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco vem se consolidando como a maior do mundo em prol da construção de uma cultura da saúde mental. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o benefício de manter a mente saudável, visando a prevenção e o combate ao adoecimento emocional da sociedade.

Para que isso seja possível, buscar o auxílio de um psicólogo pode ser o primeiro item da lista no ciclo que se inicia em 2020, aumentando as chances de sucesso das demais metas traçadas para esse novo ano. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as iniciativas do curso de Psicologia para a promoção da saúde mental de qualidade ocorrem durante todo o ano.

Na Clínica-Escola da Instituição, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) atua com atendimento subsidiado a toda a população, oferecendo plantão psicológico, psicoterapia de família e de grupo, ludoterapia, avaliação psicológica e psicoterapia individual.

O SPA busca dar assistência à comunidade acadêmica e do Cariri, dando prioridade às pessoas em vulnerabilidade social, que necessitam de um amparo psicológico. O espaço possui caráter de responsabilidade social, prezando pela eficiência e qualidade, sendo um centro de referência na região, e possibilitando a articulação entre pesquisa, extensão e ensino nas mais diversas áreas da Psicologia.

O atendimento em plantão psicológico no SPA é realizado por ordem de chegada dos pacientes, sem a necessidade de cadastro prévio. O objetivo do serviço é oferecer acolhimento e escuta a quem procura em casos de urgência e emergência. O plantão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.

Além dos atendimentos no SPA, o curso de Psicologia da Unileão também promove ações e eventos direcionados à temática da saúde mental, como no mês de maio, quando discute a luta antimanicomial, e no mês de setembro, período em que é abordado o tema do suicídio pela campanha Setembro Amarelo.

Dados

No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, o que representa a maior taxa da América Latina, a segunda maior das Américas e a quinta do mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação aos transtornos de ansiedade, o país é o recordista mundial, com 9,3% da população com algum problema.

E, quando a questão é o suicídio, a situação também é preocupante. Com a ocorrência de 12 mil suicídios anuais, a sociedade brasileira ocupa a 8ª colocação no mundo, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas.