(88)99216-3040

Professor de Biomedicina da Unileão publica artigo na revista científica Plos One

Estudo demonstra a importância de espécies vegetais na atuação como coadjuvantes no tratamento de enfermidades que acometem o ser humano. O professor do curso de Biomedicina da Unileão Aracélio Viana Colares publicou o artigo “Vernonia polysphaera Baker: Atividade anti-inflamatória in vivo e efeito inibitório em […]

15/01/2020 08:58 am - Atualizado em 24/01/2020 21:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudo demonstra a importância de espécies vegetais na atuação como coadjuvantes no tratamento de enfermidades que acometem o ser humano.

O professor do curso de Biomedicina da Unileão Aracélio Viana Colares publicou o artigo “Vernonia polysphaera Baker: Atividade anti-inflamatória in vivo e efeito inibitório em células RAW 264.7 estimuladas por LPS” na revista científica internacional Plos One, que possui Qualis A1 de acordo com a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O estudo contou com o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) da Unileão e foi realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e com a Universidade Federal e Estadual do Maranhão. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade anti-inflamatória do extrato hidroalcoólico de Vernonia polysphaera Baker, utilizando um modelo de edema e peritonite de pata induzida por carragenina em camundongos BALB/c, bem como a atividade in vitro em células RAW 264.7 estimuladas por LPS.

“Como conclusão, o extrato de V. polysphaera demonstrou efeito anti-inflamatório, interferindo na migração celular, reduzindo os níveis de citocinas pró-inflamatórias. Estudos desse nível demonstram cada vez mais a importância das espécies vegetais, com potências medicinais, de atuarem como coadjuvantes no tratamento ou na cura de diversas enfermidades que acometem o ser humano”, explicou o prof. Aracélio Viana.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


COMPARTILHE: