Unileão apoia campanhas do Fevereiro Roxo e Laranja

Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão oferece atividades para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doença de Alzheimer e com fibromialgia.

21/02/2020 13:16 pm - Atualizado em 27/02/2020 11:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O segundo mês do ano reúne duas campanhas de conscientização: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja.  A cor roxa foi escolhida para a campanha de alerta à população sobre a importância do diagnóstico precoce de três doenças: o lúpus, a fibromialgia e a doença de Alzheimer. Nenhuma dessas pode ser curada, mas é possível encontrar tratamentos capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Nesse mesmo período, a campanha com a cor laranja divulga informações de combate à Leucemia.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a Clínica-Escola do curso de Fisioterapia conta com programas desenvolvidos no setor de Hidroterapia destinados a pacientes com dor crônica, sobretudo, aos que foram diagnosticados com fibromialgia, cujos atendimentos demonstram impacto positivo na qualidade de vida e no alívio da dor desses pacientes.

Em relação aos pacientes diagnosticados com Alzheimer, diversos setores da Clínica-Escola oferecem atividades para amenizar os efeitos causados pela doença como, por exemplo, os setores de Neurofuncional, Cardiorrespiratória e a Fisioterapia Aquática, que tem avançado muito nos ganhos funcionais e estudos recentes têm evidenciado o potencial ganho cognitivo para esses pacientes com essa última atividade.

Os atendimentos são realizados semanalmente  pelos estagiários do 9º e do 10º semestre de Fisioterapia, sob a supervisão de um profissional fisioterapeuta em ambiente climatizado, com equipamentos modernos e uma proposta terapêutica individualizada, tudo isso de forma gratuita. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, os pacientes diagnosticados com fibromialgia ou os familiares de pessoas com Alzheimer podem procurar a Clínica-Escola, situada no campus Lagoa Seca, ou ligar para o número (88) 2101-1065.

Dados

A leucemia é um tipo de câncer com início na medula óssea que pode acometer desde crianças até idosos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2020, a estimativa é de 10.800 novos casos, sendo 5.940 homens e 4.860 mulheres.

A fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor muscular crônica e generalizada, podendo evoluir para a incapacidade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres.

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune que faz o organismo produzir anticorpos em excesso, provocando inflamações e lesões. A doença pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

O Alzheimer é uma doença degenerativa crônica que tem como principal característica a perda de memória progressiva e se manifesta, principalmente, em pessoas com mais de 65 anos. Segundo o Ministério da Saúde, é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de incapacidade cognitiva.