Unileão firma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte pela atuação do Castramóvel na cidade

Equipamento será agregado às atividades práticas do curso de Medicina Veterinária da Unileão.

05/03/2020 14:54 pm - Atualizado em 06/03/2020 09:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) firmou uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para o funcionamento do Castramóvel no município. Trata-se de um veículo adaptado para a realização da castração de cães e gatos. A Unileão disponibilizará profissionais e estudantes do curso de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário da Instituição, agregando o equipamento da iniciativa pública às atividades práticas da graduação.

“Para a Instituição, é importante que o nosso estudante esteja inserido nas principais demandas da sociedade. Nós estamos unindo a universidade com o poder municipal, somando esforços e conhecimento. Aceitamos o convite e juntos vamos fazer um trabalho excepcional”, destaca o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero de Souza.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unileão, profa. Juliana Almeida, essa parceria será de extrema importância para os alunos da Instituição e, também, para a comunidade caririense. “Para nossos alunos, será de um enriquecimento pessoal e profissional imenso, porque eles terão muito contato com a população e a oportunidade de trabalhar o lado social, de atuar pelo bem-estar animal e pela saúde pública. A gente observa muitos animais abandonados pela cidade, que estão gerando filhotes que já nascem sofrendo, então, a gente vai poder ajudar a resolver essa problemática”, disse.

Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, a parceira veio suprir uma necessidade da entidade devido a impedimentos legais que inviabilizavam a Secretaria Municipal da Saúde de manter o funcionamento do equipamento. Além disso, em caso de unidade móvel de esterilização, o Conselho Federal de Medicina Veterinária requisita uma estrutura hospitalar e o suporte técnico para a sequência de eventos da castração dos animais, do momento que antecede a cirurgia ao pós-operatório.

Após o acerto entre as duas partes, agora estão sendo providenciados os detalhes jurídicos da utilização do veículo para a assinatura do convênio, assim como o cronograma e o fluxo dos atendimentos.

Fotos: Lino Fly / Prefeitura de Juazeiro do Norte

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.