Unileão parabeniza bibliotecários pelo 12 de março

Instituição homenageia funcionárias que atuam na Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes, presente nos campi Saúde e Lagoa Seca.

12/03/2020 11:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

No Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reconhece a importância dos bibliotecários para a promoção da leitura e democratização da informação, que proporcionam a transformação da sociedade.

Os bibliotecários são responsáveis por tornarem acessíveis todas as informações desejadas pelos usuários das bibliotecas, estejam elas em meio físico ou digital, desenvolvendo o papel de mediadores do conhecimento. O profissional dessa área adota diferentes técnicas de organização, armazenamento e disseminação para o tratamento da informação.

Bibliotecas na Unileão

Na Unileão, os campi Saúde e Lagoa Seca contam com a Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes, planejadas para atender os alunos, professores e funcionários da Instituição, além da comunidade em geral. O seu acervo conta com mais de 87 mil títulos físicos e 8.500 obras digitais, distribuídos entre livros, manuais, obras de referências, fitas de vídeo, DVDs, CDs, disquetes, periódicos, entre outros materiais.

Com mobiliário moderno e em acordo com os princípios recomendados para as bibliotecas universitárias, para os estudos individuais e em grupo, as instalações das bibliotecas da Unileão são adequadas no que se refere ao espaço físico, mobiliário, ventilação e refrigeração, iluminação e acessibilidade.

Seu acervo em várias mídias e áreas do conhecimento está disponibilizado com total livre acesso, permitindo o contato direto do usuário com a informação desejada. Todo o acervo bibliográfico encontra-se informatizado para que os usuários possam fazer a pesquisa dos títulos existentes nas bibliotecas, reservas e renovações sem sair de casa. Enriquecendo, ainda, a possibilidade de pesquisa, as bibliotecas oferecem acesso a bases de dados e periódicos eletrônicos.

Origem da data

A data é comemorada no dia 12 de março por esse ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre, que também era engenheiro, escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, assumiu a direção da Biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.