Unileão aborda a conscientização do autismo no Abril Azul

Data 2 de abril foi instituída como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

02/04/2020 14:23 pm - Atualizado em 02/04/2020 17:35 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Abril é um mês dedicado à conscientização acerca do autismo, condição inserida no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta quinta-feira (2), se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) que objetiva informar a sociedade e, assim, reduzir a discriminação e tornar a inclusão dessas pessoas uma realidade. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), essa temática é trabalhada ao longo do ano por meio do curso de Psicologia.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão reforça o aprendizado dos alunos do curso com atendimentos prestados a crianças, adolescentes e adultos que tem o transtorno, por meio de diversas abordagens psicológicas. O SPA fica localizado na Clínica-Escola, no campus Lagoa Seca, e os atendimentos são voltados para toda a população. As intervenções psicossociais causam impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus cuidadores.

Devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus e às consequentes medidas adotadas pelas autoridades solicitando o isolamento social, todas as atividades presenciais realizadas na Unileão estão temporariamente suspensas e isso inclui os atendimentos no SPA.

Sobre o autismo

O autismo é um transtorno que pode afetar a comunicação e o comportamento social do indivíduo. As causas do TEA ainda estão sendo estudadas, com indicações de que possa ser o resultado da combinação de fatores genéticos, externos ou de ambos. O quebra-cabeça é o símbolo do autismo por representar sua complexidade, diversidade e muito do que ainda falta descobrir sobre o TEA.

O autismo pode começar a se desenvolver na infância e persistir na adolescência e na idade adulta. Por isso, é imprescindível a observação dos comportamentos tidos como atípicos da idade, na busca do diagnóstico precoce e das intervenções necessárias o quanto antes. Salienta-se, ainda, que os graus de comprometimento podem variar de pessoa para pessoa, sendo leve, moderado ou grave.

Independente do grau de comprometimento, o tratamento de forma multidisciplinar desenvolvido por uma equipe de profissionais da Saúde auxilia no processo de estimulação, visando maior autonomia e independência do sujeito. A equipe pode ser formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além do acompanhamento e da participação dos pais ou cuidadores e da família.

Dados

Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o país tenha mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o transtorno e que há 70 milhões de pessoas em todo o mundo com algum tipo de autismo.