Unileão alerta para a saúde e segurança no trabalho

Instituição apoia a campanha Abril Verde.

03/04/2020 10:48 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Visando conscientizar e difundir ações de prevenção a acidentes no trabalho, desenvolve-se, neste mês, a campanha “Abril Verde”. A cor verde foi escolhida por estar associada à saúde, simbolizando a segurança no trabalho. Já o mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as ações para tratar do tema, bem como das condições no ambiente do trabalho e de todos os demais aspectos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador da empresa são geridas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Organizada internacionalmente, a CIPA foi criada em uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), após sugestão dos trabalhadores de diversos países que estavam presentes na ocasião. Na Unileão, essa Comissão é composta por oito membros, sendo quatro representantes dos empregadores e quatro dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titular e suplentes.

Uma das ações desenvolvidas anualmente pela CIPA da Instituição é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com dinâmicas e palestras de orientação visando a prevenção e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. A quinta edição do evento aconteceu no mês de dezembro do ano passado e ofereceu palestras sobre saúde mental, sustentabilidade e trânsito. Além disso, foram realizadas atividades recreativas como futebol, hidroginástica, pilates e dança.

Ciente de que a disponibilização de um local com condições que favoreçam o bem-estar do funcionário pode reduzir os números de vítimas de acidentes, a CIPA e o Sesmt organizam, ao longo do ano, outras atividades, comunicados e ações de segurança, como a sinalização de áreas sensíveis ou com riscos e acessibilidade na Instituição, adequação nos laboratórios, entre outros serviços.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Ambiente de Trabalho foi instituído no Canadá pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) devido a um acidente que culminou na morte de 78 trabalhadores em uma mina na Virgínia, EUA, no ano de 1969.

O tema foi tornando-se tão relevante ao longo dos anos que, no Brasil, a Lei Nº 11.121, de maio de 2005, também instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho para 28 de abril.

Medidas preventivas no combate ao novo coronavírus

Atenta ao cenário de pandemia do coronavírus (covid-19), a Unileão providenciou diversas ações para tornar seus ambientes mais seguros e para a conscientização e saúde dos seus colaboradores. Confira algumas dessas ações abaixo.

1 – Criação do Comitê Interno de Enfrentamento ao covid-19, composto por uma equipe multidisciplinar e com o objetivo de manter a comunidade acadêmica informada sobre a evolução do quadro epidemiológico relativo ao vírus;

2 – Elaboração de um Plano de Ação para que os conteúdos acadêmicos continuem sendo transmitidos aos alunos no ambiente virtual durante o período de suspensão das aulas presenciais;

3 – Divulgação de campanha informativa para toda a comunidade acadêmica no portal da Instituição e nas redes sociais logo que apareceram os primeiros casos de covid-19 no Brasil;

4 – Distribuição de pontos de álcool em gel 70%* nos setores administrativos e em áreas comuns desde o início do agravamento da crise no país;

5 – Suspensão de aulas e de atividades em setores como biblioteca, laboratórios e clínicas-escola antes das autoridades orientarem pelo isolamento social;

6 – Redução na maior parte do número de funcionários em atuação presencial nos campi e posterior suspensão de atendimentos nas unidades, em acordo com as orientações do Governo do Estado do Ceará;

7 – Mudança no protocolo de atendimento ao público, reduzindo a quantidade de pessoas em ambientes fechados e, posteriormente, atendendo exclusivamente pela internet e por telefone;

8 – Mudança nos protocolos de limpeza dos laboratórios, salas de aula, bebedouros, entre outros espaços e equipamentos durante o período de atividade nos campi;

9 – Treinamento das equipes da limpeza e dos laboratórios sobre os novos protocolos;

10 – Orientação aos gestores e coordenadores de curso para acompanhamento das ações institucionais e difusão das informações entre funcionários e alunos.

*O uso de álcool abaixo ou acima de 70% não é eficiente para higienização das mãos.

Como os colaboradores podem se proteger:

• Lave as mãos com frequência usando água e sabão ou higienize-as com álcool em gel 70%*;
  • Higienize frequentemente com álcool acima de 50% e até 70% os teclados, mouses, telefones e celulares;
  • Cubra nariz e boca com lenço descartável ou com o braço ao tossir e espirrar;
  • Evite contato físico com outras pessoas;
  • Se estiver doente, fique em casa até melhorar;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas e lave-as com água e sabão sempre que tocar nessas partes do corpo;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos, copos e celulares;
  • Evite locais de grandes aglomerações de pessoas, como shows, entre outros eventos.