Unileão incentiva comunidade acadêmica à prática de esportes

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado nesta segunda-feira (6).

06/04/2020 09:00 am - Atualizado em 06/04/2020 16:02 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) acredita que, mais que uma atividade física e fator de qualidade de vida, o esporte é uma importante ferramenta de transformação social, que figura como um facilitador para a promoção da inclusão, do respeito, da tolerância, do coletivismo e do empoderamento de indivíduos. Por isso, a Instituição incentiva a prática de esportes por meio dos seus cursos de Educação Física, que realizam diversas ações com seus alunos, professores, funcionários e demais membros da comunidade caririense.

A Unileão conta, ainda, com o maior Complexo Esportivo do Cariri, localizado no campus Lagoa Seca. Destinado à prática esportiva e ao aprendizado dos estudantes, o espaço dispõe de uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a Academia-Escola.

Palco de eventos esportivos

No local, já foram realizadas grandes competições esportivas, como as Olimpíadas Universitárias Unileão 2019, que envolveu toda a comunidade acadêmica da Instituição, e o 1º Campeonato Intercolegial do Cariri, evento que ocorreu durante dez dias, com disputas em 10 modalidades esportivas, entre alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas das cidades da região do Cariri.

Instituição lançará projetos esportivos

Para continuar estimulando a comunidade acadêmica à prática esportiva, além de proporcionar lazer e saúde, os cursos de Educação Física da Unileão desenvolveram mais dois projetos, o “Leão Ativo” e o “Torneio Universitário”, que deverão ser lançados quando a situação epidemiológica do coronavírus se estabilizar e as atividades presenciais na Instituição forem retomadas. Atividades como natação, hidroginástica, futebol society, futsal e vôlei de areia serão ofertadas ao longo de todo o ano no Complexo Esportivo.

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, comemorado nesta segunda-feira (6), destaca o potencial do esporte para a sociabilidade e a educação, evidenciando sua importância no rompimento de barreiras culturais, no incentivo a uma convivência pacífica, em promover a formação de diversos valores e à superação de todas as formas de discriminação. A data foi estabelecida em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2013.

Esporte e saúde

Além de todos os benefícios do esporte para o desenvolvimento e a paz, atividades físicas são indispensáveis para uma vida saudável, mantendo a mente e o corpo ativos.

Confira alguns benefícios da prática esportiva:

• Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Aumenta a saúde óssea e funcional;
  • Reduz o risco de doenças;
  • Melhora a coordenação motora, agilidade e flexibilidade;
  • Diminui o estresse, a insônia e a ansiedade;
  • Reduz o risco de quedas e fraturas de quadril ou vertebrais;
  • Eleva a autoestima e o sentimento de bem-estar;
  • Melhora o humor;
  • Aumenta a disposição.