Governo Federal lança projeto para alunos da Saúde atuarem no combate ao coronavírus

Estudantes poderão ter direito a bolsa de até um salário mínimo concedida pelo Ministério da Saúde.

09/04/2020 14:31 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os alunos do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) que estiverem no último ano de curso nas graduações de Enfermagem ou Fisioterapia poderão se inscrever no programa “O Brasil conta comigo” e atuar no enfrentamento ao coronavírus no país. Os estudantes interessados devem preencher a ficha “Cadastrar Aluno” disponível neste endereço eletrônico, conforme previsto no Edital Nº 4, de 31 de março de 2020, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde em março e visa reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os alunos participantes deverão atuar exclusivamente nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Saúde Coletiva, de acordo com as especificidades do curso. Eles serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas que tenham registro em conselhos e serão certificados pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

A seleção, alocação dos alunos, supervisão, acompanhamento, disposição de equipamentos e serviços serão disciplinadas por ato próprio do Ministério da Saúde, após articulação com os órgãos estaduais, distritais e municipais.

Bolsa concedida pelo Ministério da Saúde

Os estudantes que participarem da iniciativa poderão receber bonificações concedidas pelo Ministério da Saúde, que incluem uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 1.045), para o estágio supervisionado com carga horária de 40h, ou de meio salário mínimo (R$ 522,50), para estágio de 20h, pagas enquanto durar a medida. Os participantes ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência, no prazo de dois anos, além de certificado de participação.

Carga horária para estágio obrigatório

A carga horária do período será usada pela Instituição de Ensino na qual o estudante tem vinculo como horas de estágio curricular obrigatório. Considerando o atual cenário emergencial em saúde pública, os alunos inscritos que atenderem aos critérios do edital farão parte de um cadastro com caráter de compromisso para futuro recrutamento e poderão ser convocados pelo Ministério da Saúde conforme a necessidade dos gestores do SUS.