(88)99216-3040

Rotina de exercícios físicos deve ser mantida no período de distanciamento social

Praticar atividades físicas é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente.

28/04/2020 08:33 am - Atualizado em 28/04/2020 08:36 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para manter a saúde plena, além de comer de forma saudável e se hidratar, também é fundamental permanecer fisicamente ativo, mesmo durante o período de distanciamento social estabelecido pelas autoridades de saúde como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Ficar em casa por períodos prolongados pode significar um desafio para estabelecer uma rotina de exercícios físicos, mas esse é um instrumento valioso para ajudar as pessoas a proteger a saúde física, fortalecendo o sistema imunológico, bem como a saúde mental, combatendo a ansiedade e o estresse gerado pelo cenário atual.

Conforme a profa. Lara Bottcher, coordenadora dos cursos de Educação Física da Unileão, é imprescindível se manter ativo mesmo dentro de casa, considerando as recomendações mínimas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), que preceituam a necessidade de que sejam realizados pelo menos 30 minutos de exercícios, com intensidade leve a moderada, pelo menos 5 dias na semana.

“Devem ser realizadas atividades aeróbicas, que são aquelas mais dinâmicas e que envolvem grandes grupos musculares, como caminhada e corrida, além dos exercícios relacionados ao treinamento de força e resistência muscular pelo menos duas vezes por semana. Para isso, as pessoas podem utilizar, como peso, quilos de arroz ou feijão e realizar 3 séries de 15 repetições, por exemplo, com uma carga que permita que a pessoa faça o exercício de maneira tranquila”, orienta a profa. Lara Bottcher.

Confira algumas dicas da OMS sobre como permanecer ativo e reduzir o comportamento sedentário em casa:

Faça pausas curtas e ativas durante o dia: Breves períodos de atividade física somam às recomendações semanais. Dançar, brincar com crianças e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, é outro meio para manter-se ativo em casa.

Siga uma aula de exercícios on-line: Aproveite as aulas de exercícios físicos on-line. Muitos profissionais da área estão disponibilizando aulas gratuitas que podem ser acessadas virtualmente. Se você não tem experiência em executar esses exercícios, tenha cuidado e esteja ciente de suas próprias limitações.

Ande: Mesmo em espaços pequenos, andar pode ajudá-lo a permanecer ativo. Se você receber uma ligação, fique em pé ou ande pela casa enquanto fala, em vez de conversar sentado. Se você decidir sair para caminhar ou se exercitar, mantenha uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas.

Levante-se: Reduza seu tempo sedentário, levantando-se sempre que possível. O ideal é tentar interromper o tempo sentado e reclinado a cada 30 minutos. Considere montar uma mesa para continuar trabalhando em pé. Durante o lazer sedentário, priorize atividades cognitivamente estimulantes, como leitura, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.

Relaxe: Meditação e respirações profundas podem ajudá-lo a manter a calma.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: