Unileão celebra a importância do ensino no Dia da Educação

Instituição traça formas de superar os desafios da pandemia, cumprindo os propósitos educacionais e preservando a saúde de todos.

28/04/2020 18:40 pm - Atualizado em 28/04/2020 19:10 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

De repente, tudo se transformou e, no Dia Internacional da Educação, celebrado hoje (28), professores e alunos de todo o país buscam, juntos, enfrentar um dos principais desafios da atualidade: se reinventar. Com inovação, empatia, criatividade e coletividade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está traçando formas de superar o atual cenário de pandemia da melhor maneira, cumprindo os propósitos educacionais e preservando a segurança e a saúde, corporal e mental, de todos os seus alunos e colaboradores.

Antes mesmo da ordem dada pelas autoridades estaduais para a interrupção de aulas nas Instituições de Ensino Superior no Ceará e das orientações dos órgãos de Saúde nacionais e internacionais no sentido do isolamento social, a Unileão havia se antecipado e tomado uma série de medidas pedagógicas e operacionais para o enfrentamento desse momento emergencial.

Para reduzir o impacto na rotina de estudo e seguir promovendo o melhor desenvolvimento e experiência de ensino aos estudantes, a Instituição resolveu seguir com as atividades acadêmicas por meio de aulas remotas disponibilizadas na plataforma Unileão Digital. Essa realidade só foi possível devido à postura profissional, responsável e comprometida dos gestores, professores e colaboradores da Unileão, que acreditam na educação como um processo de transformação social.

“A Unileão tem enfrentado esse desafio com aquilo que tem de mais valioso, uma equipe de profissionais da educação comprometidos. Nosso compromisso com o processo de aprendizado e desenvolvimento de profissionais capazes de atuar nesse cenário de mudanças constantes e desafios cada vez menos previsíveis, nos faz encontrar saídas para estarmos juntos dos estudantes, ainda que distantes fisicamente, para acompanhá-lo de perto, ainda que remotamente”, destaca a profa. Tássia Pinheiro, integrante do Comitê Pedagógico da Unileão e coordenadora de Desenvolvimento Humano da Instituição.

O corpo docente de ensino presencial da Unileão, composto por mestres e doutores, já utilizava plataformas on-line como forma de suporte para desenvolver exercícios com os alunos e fornecer materiais de aprendizagem. Esse mesmo grupo de professores passou dias se dedicando à adaptação do conteúdo de ensino presencial para o ambiente digital e, agora, está proporcionando acompanhamento individualizado aos estudantes da Instituição.

“Preparamos nosso corpo docente em tecnologias educacionais de referência, ajustamos nossos planos pedagógicos e ouvimos nossos alunos para que nossas estratégias estivessem alinhadas às necessidades dos nossos alunos. Acredito, então, que tem sido fundamental nesse momento: o diálogo com todos os envolvidos no processo, a nossa capacidade de adaptação, investimento em tecnologias educacionais, formação permanente do corpo docente e, acima de tudo, uma equipe engajada em prol do sucesso dos nossos estudantes”, ressalta a profa. Tássia.

Sobre a data

A data 28 de abril ficou conhecida como Dia Internacional da Educação porque, nesse dia, foi realizado o Fórum Mundial de Educação, em Dakar, Senegal, no ano de 2000. O encontro contou com representantes de 180 países e, na ocasião, ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.