Pandemia do novo coronavírus evidencia a importância da pesquisa científica

Unileão estimula a pesquisa científica na comunidade acadêmica da Instituição.

04/05/2020 12:28 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Da descoberta de um novo medicamento para combater uma doença grave à produção das tecnologias que facilitam a vida da população, a pesquisa científica está na base do desenvolvimento de um país. Em meio ao cenário desafiador vivenciado pela sociedade atualmente, a pesquisa tem sido fundamental para enfrentá-lo, evidenciando sua importância, já que a ciência é a peça-chave para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Diante da reconhecida importância da ciência para a educação e qualidade de vida das pessoas, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) proporciona aos estudantes da Instituição a oportunidade de aprofundar seus estudos e pesquisas em suas áreas de interesse, de forma a contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional dos alunos. Além disso, promove a integração entre ciência e sociedade por meio de diversos eventos e publicações que divulgam o saber científico em várias áreas de conhecimento para alunos, professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Mais que atividades em sala de aula, o único centro universitário do Cariri oferece vários projetos e programas de pesquisa por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex), que tem como principal objetivo fortalecer a política de estímulo à pesquisa, monitoria e extensão da Unileão, desenvolvendo ações que vão desde a concessão de bolsas de Iniciação Científica até cursos e capacitações para instigar o desenvolvimento científico e tecnológico na Instituição.

A Copex contribui, ainda, para o surgimento e fortalecimento de grupos de pesquisa e de estudos, além de ligas acadêmicas, que permitem a articulação interdisciplinar entre todos os cursos da Unileão, sempre com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica e de vida dos estudantes.

“É pela pesquisa, monitoria e extensão que encontramos formas de contribuir com o desenvolvimento da ciência, com a diminuição das desigualdades regionais e locais e, assim, aproximamos a sociedade da academia, visando o fortalecimento da cidadania, da qualidade de vida e dos avanços tecnológicos. É a partir da pesquisa que se produz conhecimento para a resolução de problemas da sociedade”, destaca a profa. Márcia Teotônio, coordenadora de Pesquisa e Extensão e do curso de Serviço Social da Unileão.